Sabado às 30 de Novembro de 2024 às 02:41:53
Geral

Justiça Eleitoral do Paraná nega recurso em processo e confirma mandato do prefeito de Balsa Nova

Justiça Eleitoral do Paraná nega recurso em processo e confirma mandato do prefeito de Balsa Nova

01/03/2013

A tentativa de cassar o prefeito de Balsa Nova, através de um processo na Justiça Eleitoral, no qual ele era acusado de abuso do poder econômico, não vingou. Luis Costa teve o seu mandato mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral, em julgamento de recurso realizado na tarde de Terça-feira, em Curitiba. O TRE não aceitou os argumentos de oposicionistas que queriam impugnar a eleição de Luis Costa. O processo já havia sido rejeitado na primeira instância, em Campo Largo, e o TRE manteve a mesma decisão, por unanimidade de votos, no recurso interposto pelos autores da ação, julgando improcedente a ação.

Ainda cabe recurso, os autores da ação podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, mas analistas políticos acreditam que é possível que eles não prossigam com o processo, devido aos altos custos, ao desgaste e à pouca chance de reverter a decisão das duas instâncias. O julgamento de um recurso dessa natureza pode levar anos, como já aconteceu recentemente com um prefeito de Balsa Nova.

No caso atual, entretanto, os argumentos levantados pelos autores parecem muito frágeis, e a ação recebeu a segunda negativa da Justiça Eleitoral em primeira e em segunda instância.