Sabado às 30 de Novembro de 2024 às 02:49:52
Geral

Fiéis emocionam-se com os símbolos da fé cristã

01/03/2013

Uma linda manifestação de fé e pedido de paz emocionou muitos fiéis nesta segunda-feira (25), com a realização do Bote Fé, que trouxe a Campo Largo a cruz e imagem de Nossa Senho

Fiéis emocionam-se com os símbolos da fé cristã

01/03/2013

Uma linda manifestação de fé e pedido de paz emocionou muitos fiéis nesta segunda-feira (25), com a realização do Bote Fé, que trouxe a Campo Largo a cruz e imagem de Nossa Senhora entregue pelo Papa João Paulo II. Esta também foi uma chamada dos fiéis para que os jovens participem da Jornada Mundial da Juventude.

Dois importantes símbolos da fé católica, a cruz e a imagem de Nossa Senhora, chegaram em frente à Igreja da Rondinha, do outro lado da BR-277, sendo recebidos com uma bateria de fogos. De lá saiu o carro de som com uma carreata, que seguiu na Avenida Padre Natal Pigatto até a Praça João Antonio da Costa, ao lado do Colégio Sagrada Família.

Após o encontro na Praça, saiu a caminhada pela Rua Marechal Deodoro, até a Praça Getúlio Vargas. Estima-se que mais de mil pessoas participaram da manifestação. Segundo uma das organizadoras e integrante da equipe da Jornada Mundial da Juventude em Campo Largo, Aline Poletto, a principal mensagem passada foi o pedido dos jovens pela paz. “Já estamos vivendo a emoção da Jornada Mundial. Nunca tinha visto uma manifestação católica reunindo tantas pessoas, ainda mais em uma segunda-feira, em que muitos estavam trabalhando. Eu estava em cima do carro de som e pude ver a emoção que as pessoas sentiam, muitas chorando e pedindo a Deus. Foi linda a demonstração de fé de todos”, declara Aline.

O movimento superou a expectativa de todos os organizadores. Além da participação na caminhada, Aline conta que muitas pessoas acenavam durante a passagem na Avenida Padre Natal Pigatto e os comerciantes da Rua Marechal Deodoro e do Calçadão da XV também aderiram à manifestação, colocando faixas e bexigas brancas. O objetivo do Bote Fé de promover um grande encontro de multidão e oferecer a reflexão sobre a realidade juvenil em diferentes meios foi alcançado.

Da Praça do Museu os manifestantes retornaram pelo Calçadão da XV de Novembro à Igreja Nossa Senhora da Piedade, onde foi realizada uma emocionante missa e despedida dos símbolos.

Símbolos

A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica. No final de 1984 o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade.

O ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani” é uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.