28/02/2013
A filosofia da atual administração da FPF através do presidente Helio Pereira Cury decidiu o número de participantes da Taça Paraná, mas, se a quantidade de equipes ficou muito abaixo, a legalidade ganhou o ponto máximo.
Inúmeras Ligas não acreditaram na determinação da FPF por não realizarem de forma legal seus campeonatos, assim muitas solicitaram inscrição, porém na avaliação principal o problema foi a não realização do campeonato na categoria Junior e com isso ficaram fora da 50ª Taça Paraná deste ano. O arbitral que decidiu que apenas quatro equipes irão participar da competição aconteceu na sede da FPF na sexta-feira (22).
As equipes participantes são Sociedade Operária Beneficiente Esportiva Iguaçu (Campeão da série A S. Felicidade), Operário Pilarzinho Sport Clube (Campeão da série B de Curitiba), Bandeirantes Futebol Clube, Colombo (Campeão da Liga) e Internacional E.C. de Campo largo que foi campeão da 49ª Taça Paraná em 2012.
O futebol campo-larguense tentou através da Liga colocar o time do Laranja Mecânica na competição, mas não conseguiu pela falta da equipe na categoria de base juvenil.
A competição deve começar no dia 7 de Abril com a seguinte programação: em Campo Largo no estádio Atílio Gionedis Internacional x Bandeirantes, em S. Felicidade no estádio Egídio Petrobeli jogam Iguaçu x Operário Pilarzinho.
Forma de disputa
O sistema de disputa será todos contra todos em turno e returno onde o campeão do primeiro turno joga contra o campeão do segundo turno, caso a mesma equipe seja campeão dos dois turnos será declarada automaticamente a equipe campeã.