Sabado às 30 de Novembro de 2024 às 03:25:30
Geral

Recordar é Viver 21/02/2013

Recordar é Viver 21/02/2013

21/02/2013

Em 1958 foi fundada a Agremiação Esportiva Porcelana Steatita com a maioria dos atletas sendo funcionários da então Porcelana Steatita e Magnésia S. A. do grupo Schmidt, empresa que existe até os dias atuais.

O presidente de honra foi o senhor Fritz Erwin Schmidt (Frederico) e presidente Renato Hoft, vice Humberto Ney Guiraud, diretores Udo Schmidt, Helmuth Struck, Waldemar Skodzki, Ari Paulinho Chemim, Arnaldo Bulow, Aristides de Brito, Carlos Anzolin, Albino Grande, Luiz Zanetti.

Neste primeiro ano foi realizado um quadrangular com a participação do Fanático F.C., Internacional E.C., E.C. Os 18 de Copacabana e Agremiação Steatita competição que foi chamada de Troféu Prefeito Herculano Schimaleski, que foi conquistado pelo time da Steatita.

Em 1962 foi realizado o 15º Campeonato com patrocínio e organização da então Liga Regional de Futebol Campo-larguense com a participação de muitas equipes onde a decisão foi feita pela equipes da Porcelana Steatita e Internacional em dois jogos no estádio Fritz Erwin Schmidt, onde o primeiro jogo foi um empate em um a um e o segundo jogo no estádio José Pedro Caropresso teve vitória do time do Itaqui por três a dois com gols do centro avante Nininho (Valdecir Nassar).

Também em 1962 faziam parte do grupo de atletas da Steatita o goleiro Domingos Stroparo (Mingo de saudosa memória), João Ferreira (João Garrincha) e Eduardo Ferreira e Antes de uma partida no estádio do Itaqui foi tirada a foto que hoje ilustra e deu origem a esta matéria. Deste trio da foto Domingos Stroparo, além de jogar pela Porcelana Steatita jogou no E.C. 21 de Abril, 18 de Copacabana e no time da Incepa, mas ainda novo foi acometido de uma forte doença que o levou desta vida para a outra, deixando uma grande saudade entre muitos desportistas e principalmente em seus familiares.

João Garrincha, como era conhecido nos meios esportivos, e seu irmão Eduardo vivem e com certeza ao lerem esta matéria sentirão uma grande saudade do timaço da Steatita e os familiares do Mingo Stroparo uma saudade ainda maior.