20/02/2013
Comércio do Paraná termina 2012 com alta de 8,5% nas vendas
20/02/2013
Fonte:G1.com
Foto:Reprodução Globo News
O volume de vendas no comércio do Paraná, em 2012 cresceu 8,5%, de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (19), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice leva em conta, além do comércio varejista normal, as vendas de carros, motos e material de construção.
Conforme a pesquisa, o aumento nas vendas no estado ficou 0,5 ponto percentual acima da média registrada no país, que fechou o ano em 8,5%. Porém, ficou bem abaixo de Roraima, onde o crescimento do comércio chegou a 17,9%, o melhor resultado dos estados.
A medição restrita, que desconsidera os carros, motos e materiais de construção também ficou acima da média nacional, em 9,9%, ante 8,4% do registrado em todo o Brasil. O número, ainda que positivo, também ficou atrás de Roraima mas superou os estados vizinhos, como São Paulo, que registrou alta de 9,7% no ano e Santa Catarina, onde o comércio cresceu 7,7%, em 2012.
Dezembro ruim
O resultado positivo de 2012 não foi constante em todos os meses. Em dezembro, por exemplo, o faturamento dos comerciantes do Paraná caiu 2,3%, em relação ao mesmo mês de 2011. Nesse índice, o resultado foi o pior do Brasil e ficou abaixo da média nacional, que apresentou alta de 5%.
Para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) um dos fatores que motivou a queda do faturamento em dezembro foram as altas taxas de juros cobradas no país. Conforme o Ipardes, isso afastou os consumidores do comércio. Prova disso é que dentre os setores que apresentaram redução nas vendas, estão materiais de construção, móveis e eletrodomésticos e veículos, motocicletas, peças e partes.