19/02/2013
Pedidos de vistorias dos Bombeiros aumentaram 60% no Paraná
19/02/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação
A tragédia que matou 239 pessoas na boate Kiss, em janeiro, no Rio Grande do Sul, fez aumentar em 60% o número de pedidos para novas vistorias do Corpo de Bombeiros no Paraná. O número foi apresentado pelo comandante da corporação, o coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, durante audiência na Assembleia Legislativa (Alep), nesta segunda-feira (18).
Segundo o coronel, 270 bombeiros estão aptos a trabalhar nas vistorias. Sem citar o número, ele também afirmou que alguns militares que servem em quartéis também foram destacados para tentar agilizar as vistorias nos estabelecimentos comerciais do estado.
O coronel ressaltou que a legislação vigente no Paraná, em relação a segurança de estabelecimentos comerciais, incluindo casas noturnas e bares, é diferente da que existe no Rio Grande do Sul. De acordo com ele, a legislação gaúcha permite que os bares possam funcionar antes da vistoria dos Bombeiros. Contudo, no Paraná, a fiscalização dos militares é obrigatória para a liberação do funcionamento.
Ele também comentou as normas do Código de Prevenção que vigoram atualmente no Corpo de Bombeiros. Segundo Nascimento, algumas empresas consideraram o regulamento muito rígido, quando foi implantado, no início de 2012, mas agora tem sido um dos padrões referenciais do Brasil.
Equipamentos
Nascimento falou ainda sobre os novos equipamentos que o governo do estado pretende comprar para a corporação. Conforme o coronel, ser entregues 30 caminhões e mais três escadas mecânicas, nos próximos meses.
Além disso, ele ressaltou a contratação de novos soldados. Atualmente, são 3.392 bombeiros que atuam no estado e a meta do governo estadual é ampliar o efetivo para 4.251 militares.