15/02/2013
A forte chuva de quinta-feira (07) e as demais que caíram durante todo o período do Carnaval causaram muitos prejuízos a moradores de Campo Largo, principalmente os que residem em locais próximos a r
15/02/2013
A forte chuva de quinta-feira (07) e as demais que caíram durante todo o período do Carnaval causaram muitos prejuízos a moradores de Campo Largo, principalmente os que residem em locais próximos a rio e em áreas baixas.
Muitos campo-larguenses reclamam que todo ano acontece a mesma situação, perdem muitos móveis, correm riscos de serem contaminados com a água suja e não sabem mais o que fazer para resolver a situação. De acordo com levantamento feito na cidade, a região mais prejudicada foi o Rivabem, onde muitas casas foram tomadas pela chuva, que chegou a altura de um metro. Em Bateias - principalmente Estrada do Cerne e Estrada da Onça - e Vila Silka também foram registrados muitos estragos, mas a um número menor de moradores.
No Itaqui, um idoso ficou ilhado devido à chuva e não conseguiu sair de casa, sendo resgatado pela Defesa Civil. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Defesa Civil entregaram cobertores e cestas básicas às famílias mais necessitadas.
As residências em áreas irregulares e casas próximas a manilhas entupidas foram as mais atingidas. Grandes problemas verificados são as construções de casas em barrancos, próximo a córregos e lixo e entulhos jogados em áreas impróprias.
Após o alagamento, os moradores precisam verificar ou pedir ajudar para certificar que a casa não corre o risco de desabar. Ainda é preciso lavar e desinfetar os objetos que tiveram contato com as águas da enchente, tendo cuidado com aranhas, cobras e ratos. Não se deve utilizar equipamentos elétricos molhados devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito. Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo.