15/02/2013
Várias regiões de Campo Largo foram afetadas principalmente pelo temporal de Quinta-feira (07). A Folha recebeu a reclamação de moradores do Itaqui e Vila Bancária porque suas casas ficaram al
15/02/2013
Várias regiões de Campo Largo foram afetadas principalmente pelo temporal de Quinta-feira (07). A Folha recebeu a reclamação de moradores do Itaqui e Vila Bancária porque suas casas ficaram alagadas.
Moradores da Vila Bancária já sofreram por muitas vezes com alagamento devido ao Rio Cambuí e desta vez o problema foi devido à obstrução das galerias de águas pluviais, que não têm vazão suficiente quando ocorrem temporais, principalmente na Rua Subestação de Enologia e proximidades.
Liliane Souza Rodrigues de Oliveira, moradora do Itaboa, Itaqui, há cinco anos mora em uma casa de madeira na Estrada Dom Rodrigues. Segundo seu relato, a construção da casa foi feita um metro acima do nível do chão para evitar alagamentos, mas neste ano a chuva foi tão forte que chegou a atingir sua casa. Ela diz que felizmente não chegou a perder seus móveis, mas que vizinhos a ela, que não têm a casa tão alta, sofreram grandes prejuízos.
Ela comenta que sabe que a área é irregular e que há riscos devido à proximidade com o Rio Itaqui, mas que este terreno era o que ela tinha condições de comprar.
Em Bateias, estabelecimentos comerciais tiveram que erguer os móveis e não tiveram como impedir a entrada da água da chuva.
É recomendação da Defesa Civil sair da casa quando ver que a água está subindo e procurar um lugar seguro. Crianças não podem brincar na água da chuva pelo perigo de contaminarem-se e ainda podem ser levadas pela correnteza. Aparelhos elétricos e quadro geral de energia devem ser desligados, como também o registro da entrada de água.