Sabado às 30 de Novembro de 2024 às 04:28:49
Geral

Cinzas

15/02/2013

Fiéis recebem bênção das cinzas

Cinzas

15/02/2013

Milhares de fiéis participaram das missas nesta Quarta-feira de Cinzas (13) nas Igrejas do município. O dia marca o início da Quaresma e lança a Campanha da Fraternidade.

Segundo o cônego Ivanir Leonardi, da Igreja Nossa Senhora da Piedade, a Quaresma é tempo de jejum, oração, solidariedade e reconciliação; ações que são fundamentais para superar os desafios e melhorar a sociedade. Ele explica que o jejum não é apenas de alimentos, mas também de palavrões, de fofocas e o cônego cita o jejum de pornografia na Internet, que hoje está desvirtuando muitas pessoas. “Não é preciso mostrar para ninguém o sacrifício que está fazendo, é para a pessoa mesmo diante de Deus”, comenta.

Neste período, as pessoas precisam se dedicar e arranjar tempo para orar. O cônego afirma que hoje as pessoas não têm tempo para Deus, por isso elas estão cada vez mais depressivas e estressadas. A Quaresma mostra que as pessoas não são apenas um corpo, elas também têm uma alma e, por isso, é preciso cuidar bem do espírito.

É preciso mais solidariedade com as pessoas que estão sofrendo e é momento de reconciliação – de quebrar o muro que as pessoas constroem entre si para viverem em paz; que os adultos compreendam os jovens e estes também deem este passo de reconciliação, como explica o cônego, comentando de muitas famílias em que os pais e filhos não se conversam.

Nas missas, em celebração à Quarta-feira de Cinzas, os padres fizeram a imposição das cinzas sobre as cabeças dos fiéis, com o apelo de Jesus, “convertei-vos e crede no Evangelho”, e que a partir desse momento possam celebrar o mistério pascal de coração purificado.

Durante a missa na Igreja Nossa Senhora da Piedade, o cônego Ivanir disse que Deus não quer uma religiosidade de aparência e que “a descoberta na Quaresma é que Deus está em nós. O momento de salvação é agora”. Toda sexta-feira, durante a Quaresma, após a missa das 18h30min, será realizada uma via sacra recordando o caminho de Jesus.

A Campanha da Fraternidade lançada nesta Quarta-feira tem como tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. Com esta campanha querem preparar a Jornada Mundial da Juventude