08/02/2013
Lixo acumulado em vários locais mostram a falta de cidadania
08/02/2013
A cidade é a casa de todos que nela residem e, como morador, cada cidadão deve ter o cuidado com a higiene e a limpeza. Mas tem muita gente que, por falta de educação e de cidadania, joga lixo em qualquer lugar, causando problemas para toda a população. É o caso de pessoas que jogam lixo na Rua Teixeira Soares, via que liga a Oswaldo Cruz e João Stukas, no Botiatuva à Alcebiades Affonso Guimarães, no São Vicente.
A Teixeira Soares é pouco habitada, serve, na sua maior parte, apenas para passagem dos moradores e de trabalhadores das indústrias próximas, como a Le Grand. Na baixada passa um córrego, cujas águas parecem bastante poluídas. O local, por ser ermo, acaba servindo como depósito de lixo de pessoas que não estão preocupadas com a proteção do meio ambiente.
Materiais
No local é possível encontrar carcaças de eletrodomésticos, restos de móveis, de materiais de construção e até animais mortos. Há anos o problema vem se repetindo, mesmo com a ação de órgãos da Prefeitura Municipal, responsáveis pela limpeza urbana, que eventualmente promovam a retirada do material ali depositado. Há, em outras ocasiões, incêndio no lixão, quase sempre provocado por transeuntes da via.
Vila Bancária
Outro mau exemplo de disposição de lixo ou resíduos de materiais de construção, veio da Vila Bancária. Moradores informaram à Reportagem da Folha que, na esquina das ruas Benedito Soares Pinto com Antonio Jordão Guiraud, algumas pessoas depositaram lixo e restos de materiais de construção, como plásticos, madeiras, latas, na última Segunda-feira (04). Como a região tem problemas com a proliferação de escorpiões, os moradores que procuraram a Folha disseram que não querem o lixo naquele local e nem em nenhum outro local do bairro. A denúncia também teria sido feita à Prefeitura Municipal.