Sabado às 30 de Novembro de 2024 às 04:30:09
Geral

JMJ

08/02/2013

Cerca de 1.500 jovens estrangeiros devem vir para Campo Largo em Julho
 

JMJ

08/02/2013


Já são 300 famílias cadastradas, em Balsa Nova e principalmente em Campo Largo, para receberem os jovens estrangeiros que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece pela primeira vez no Brasil. Mas, para receber os 1.500 jovens, mais famílias precisam se cadastrar.

A Jornada acontece a cada dois ou três anos e é um encontro internacional dos jovens com o Papa, com duração de uma semana. A última edição aconteceu em 2011 em Madri, na Espanha, reunindo mais de 190 países. Neste mesmo ano, o Brasil foi escolhido para ser o próximo país a receber a Jornada e, desde então, se preparada para o grande evento, que será realizado no Rio de Janeiro do dia 23 a 28 de julho deste ano. O lema é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
Desde junho de 2012, grupos em Campo Largo estão se mobilizando para receber os estrangeiros. De acordo com o representante da JMJ em Campo Largo, Emerson Lau da Silva, o objetivo é reunir jovens do mundo inteiro para confraternizar e evangelizar. Haverá um pré-evento, do dia 14 a 21 de Julho, a Semana Missionária, quando diversos municípios receberão os jovens estrangeiros. “Como virão para cá 1.500 jovens, precisamos que mais famílias se cadastrem. Nós calculamos que em muitas casas fiquem até dois ou três jovens, algumas até mais. Mas mesmo assim ainda precisamos de mais famílias voluntárias”, comenta Emerson.

O compromisso da família é de apenas acolher os jovens para dormir na casa. “Durante o dia haverá diversas atividades para eles, a programação começa cedo e vai até o início da noite. A família não precisa se preocupar em transportá-los também, porque a Jornada oferece transporte a todos”, explica. Na programação está passeios turísticos, atividades sociais em escolas e regiões mais pobres, conhecer regiões de mata, celebrações, entre outros. Todas as Paróquias de Campo Largo e a de Balsa Nova estão envolvidas nesta ação.

Encontro

Para preparar as famílias cadastradas que receberão os jovens e para cadastrar outros voluntários, acontecerá no próximo dia 17, domingo, um Encontro Geral das Famílias de Acolhida dos Jovens da JMJ Campo Largo. “Será um encontro de formação e orientação para as famílias”, diz Emerson.
Será um momento para esclarecer as dúvidas, dar dicas e orientações, e ainda dar mais detalhes das atividades durante o período de estadia dos jovens na cidade. Haverá a presença de um representante da Semana Missionária de Curitiba, o qual conduzirá parte do encontro.

A reunião será no dia 17, das 16h até 17h30min, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Piedade, Rua XV de Novembro, 1882 – Centro. Mais informações podem ser obtidas nas Paróquias ou com Emerson pelo telefone (41) 9655-3307.

Origem

As JMJs têm sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.