08/02/2013
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, foi iniciada a Semana Pedagógica, direcionada aos profissionais da Educação no município. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu mais de mil pessoas no Clube Cultural.
Na abertura do evento fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Dirceu Mocelin, o secretário de Educação Avanir Mastey, a presidente do Sindicato do Magistério Marcia Totene e o prefeito Affonso Guimarães.
Em seu discurso, o prefeito falou da importância da escola “para educar e da família para a formação do caráter”. Anunciou a construção de novas creches e reforçou o compromisso de sua administração em investir na Educação. “Não há transformação sem educação”.
Durante o encontro houve apresentações culturais e palestras sobre “Os sujeitos no Processo Ensino Aprendizagem”, ministrada pelo secretário Avanir Mastey e “Educação e Financiamento” com o professor Edilson de Paulo.
Após o intervalo, foi abordado o tema “As Relações Étnico Raciais na Educação” - Lei 106390 e Lei 11645. Para ministrar a palestra, foram convidados o Professor Luiz Carlos Paixão, mestre em Educação, e Romeu Gomes de Miranda, ex-presidente e atual membro do Conselho Estadual de Educação, autor da deliberação 4/06 que trata do ensino da História da África e Cultura Negra no Brasil. Segundo eles, ao ensinar conteúdos sobre a contribuição dos povos que formaram a sociedade brasileira, a escola vai contribuir para a construção de uma instituição sem preconceito. “O racismo caminha ao lado da ignorância”, disseram.
No segundo dia do encontro foram abordados os temas: Formação de Professores e a Especificidade das Disciplinas na Educação Básica, Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico. Também neste dia fizeram uso da palavra os secretários Carlos Weber, de Política Sobre Drogas; Edilson Stroparo, da Saúde e Marcos Reinaldim, do Meio Ambiente.