04/01/2013
Durante o ano de 2012 foram registrados 43 homicídios em Campo Largo. As vítimas foram 42 homens e uma mulher.
04/01/2013
Durante o ano de 2012 foram registrados 43 homicídios em Campo Largo. As vítimas foram 42 homens e uma mulher. A grande maioria destes crimes foram solucionados, com a prisão ou identificação dos suspeitos em serem os autores.
O número é 16,3% maior que em 2011, quando aconteceram 37 assassinatos. O bairro que registrou mais mortes em 2012 foi a Ferraria com 12 mortes (28,6%). Outro número que chama a atenção é o de mortes na faixa etária entre 21 a 30 anos, onde 16 pessoas acabaram sendo assassinadas (38,1%). O mês mais violento foi Outubro com sete mortes (16,7%) e o Domingo foi o dia da semana com mais assassinatos, sendo registrados 16 casos (37,3%). Das 43 vítimas, 32 foram mortas a tiros o que resulta em 76,2% do total de homicídios.
Nesta edição o Jornal Folha de Campo Largo faz um breve histórico dos homicídios ocorridos durante o ano de 2012.
JANEIRO
Dia 29 - Cristiano Manoel da Silva (27) baleado no peito, na rua Jorge Alves Ferreira, Loteamento Itaboa. Morreu em seguida no Hospital Nossa Senhora do Rocio.
Dia 29 – Um homem não identificado foi encontrado morto com marcas de tiros em um matagal na Rua José Rompkovski, bairro Passaúna. No dia 24 de Fevereiro o corpo foi sepultado no Cemitério Paroquial do bairro Orleans, sem ser identificado no IML de Curitiba.
FEVEREIRO
Dia 07 - Lizandro Guilherme Frois Pinto (23), morreu no Hospital Nossa Senhora do Rocio, onde estava internado desde o dia 19 de Janeiro quando foi agredido a pedradas na Travessa Curva, Conjunto Habitacional Albina Grigoletti, Bom Jesus Terça-feira (07). No dia 13 de Março uma testemunha do homicídio esteve na DP e apontou Marcelo Pinheiro de Jesus (23) como um dos suspeitos de ter cometido o crime. Marcelo encontra-se preso na Cadeia Pública desde o dia 8 de fevereiro ao ser preso pela suspeita de roubo. Ele tinha contra si Mandado de Prisão expedido pela Justiça.
Dia 10 - Rodrigo Pires (24) foi morto com três tiros na cabeça, na Avenida dos Expedicionários, no bairro Bom Jesus. No dia 29 de Fevereiro, policiais militares prenderam no Conjunto Albina Grigoletti, o suspeito de ter cometido o crime. Trata-se de Marcos Roberto Kukenbek (18) que estava com um revólver calibre 38.
Dia 13 - Dionisio de Medeiros Canapini (48), foi morto a tiros na cabeça e braços, no portão de sua casa na Rua João Baco, São Vicente. No dia 21de Fevereiro policiais militares prenderam na Vila de Lourdes, Giovani Carlos Baltazar Radicheski (20), que é suspeito de ter sido o autor do crime.
Dia 26 - José Pereira de Freitas (43) foi assassinado com dois tiros dentro de seu apartamento, na Rua Francisco Alves Mendes, no bairro Bom Jesus.
No dia 29 de fevereiro policiais militares prenderam no Conjunto Albina Grigoletti, o suspeito de ter cometido o crime. Trata-se de Marcos Roberto Kukenbek (18) que estava com um revólver calibre 38.
MARÇO
Dia 07 - Rodrigo Aquino Leite (34) foi baleado em um posto de combustíveis, na BR-277, no bairro Bom Jesus. Morreu logo depois no Hospital Nossa Senhora do Rocio.
ABRIL
Dia 14 - Alexandre Pereira de Souza (24), foi baleado na Avenida Arapongas, Vila Dona Fina, Ferraria. Morreu na madrugada de Domingo (15), no Hospital Evangélico, em Curitiba.
Dia 28 - Josnei Lourenço (24) foi baleado na cabeça, na Vila Pompeia, em Campo Largo. Morreu horas depois, no Hospital Nossa Senhora do Rocio. O suspeito de ser o autor do crime, se apresentou na Delegacia no dia 02 de Maio e disse que agiu em legítima defesa.
Dia 28 - Daniel Policiano Alves (53) foi agredido com tijoladas, no bairro Santa Ângela, em Campo Largo. Morreu na madrugada de Domingo (29), no Hospital Nossa Senhora do Rocio. O suspeito de ser o autor do crime, Yago Felipe de Carvalho Rosa (19) foi preso por policiais militares minutos mais tarde e acabou sendo encaminhado à Delegacia
MAIO
Dia 02 – Um homem não identificado foi encontrado morto com várias facadas nas costas, na Rua Quatro, bairro Ferraria, em Campo Largo. O autor foi identificado por uma testemunha como sendo Marcelo Vitoriano do Prado, o “Marcelinnho”, que encontra-se foragido.
Dia 04 - Alexandre Alves de Liz (32) foi baleado no final da Rua Germano Aleixo, na Vila Torres, em Campo Largo por quatro homens que estavam encapuzados. Um adolescente de 16 anos que acompanhava Alexandre, foi baleado no braço e socorrido por familiares. Alexandre morreu na madrugada de Sábado (05) no Hospital Evangélico, em Curitiba.
Dia 07 - Valmir Claudino (41) foi baleado na rua A, Jardim Novo Horizonte, Campo do Meio. O autor foi identificado pela polícia como Jorge Ingles Souza (19), que fugiu do local. No dia 11 de Maio Jorge se apresentou e entregou aos policiais civis a arma utilizada no crime.
Dia 13 - Luiz Fernando Tosta Carvalho (22) foi assassinado com vários tiros, na Rua dos Perdizes, Vila Dona Fina, Ferraria.
Dia 19 - Bruno Oliveira de Moraes (20), foi assassinado com quatro tiros no quintal de sua casa na rua Três, Conjunto Habitacional Albina Grigoletti, Bom Jesus. O autor foi identificado como Edson de Souza. O motivo do crime seria porque Bruno momentos antes havia atropelado o pai do suspeito nas proximidades de um posto de combustíveis no Bom Jesus. Na tarde do dia 22 de Maio, Edson se apresentou na Delegacia onde prestou depoimento e em seguida liberado
Dia 21 - Rafael Luiz de Souza (21) foi morto a tiros (dois na cabeça e um no tórax) na rua Antonio Danzinger, Vila Pompéia. O suspeito de ser o mandante do crime, Edeilson da Silva Zacharias (19) foi preso por policiais civis e encaminhado à DP local.
JUNHO
Dia 20 - Ademir Grosman (38) foi esfaqueado dentro do Bar JJ, na rua Romualdo Portugal Centro. Socorrido pelo Siate até o Hospital Nossa Senhora do Rocio, Ademir não resistiu e entrou em óbito. O autor do crime Rosenilson Rodrigo Barros (40) foi preso pela Polícia Militar e encaminhado à DP. A arma do crime foi apreendida.
Dia 27 - Osmarino dos Santos (53) teve seu corpo encontrado na localidade de Rio Verde, divisa entre Campo Largo e Araucária. Os autores foram identificados como Waldir Reis da Cruz (22) e Ângela Cristina Pereira (30), que teriam matado Osmarino no dia 21, no bairro Botiatuva. No dia 10 de Julho, o casal foi preso na cidade de Telêmaco Borba.
JULHO
Dia 11 - O adolescente Felipe Santos de Oliveira (17) foi encontrado na Estrada da Ratada, proximidades da PR-423. O homem foi executado com um tiro na nuca e teve o corpo carbonizado. Alguns cães devoraram as duas pernas da vítima.
Dia 13 - Thiago Lucas Partica (25) foi executado a tiros após um homem invadir sua casa na rua Um do Jardim Meliane, Itaqui. Equipes do Siate e Samu chegaram a ir até o local, mas nada puderam fazer para salvar Thiago.
Dia 29 - Luiz Carlos Luiz Junior (30) foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, em um matagal próximo a uma estrada rural, no Jardim das Acácias.
AGOSTO
Dia 14 - Andressa Mariano da Silva (19) foi assassinada com um tiro no pescoço no portão de sua casa na rua Águia do Mar, Vila Dona Fina, Ferraria. Os autores seriam três homens que fugiram em um veículo. No local foram recolhidos projéteis e cápsulas de calibres 380 e nove milímetros.
Dia 19 - O servente Bruno Alisson Gonçalves de Oliveira Hey (20) e o auxiliar de produção Rafael Antunes da Silva (22), foram assassinados. O duplo homicídio aconteceu em frente a uma igreja evangélica localizada no final da rua Ernesto Pedro Cruzeta, Vila Santa Ângela, Ferraria.
Dia 23 - O mecânico Alexsandro Bitencourt (32) foi assassinado na frente de sua esposa e filha, com mais de 20 tiros calibres 380 e nove milímetros em sua residência no bairro da Rondinha. Os autores teriam fugido em um veículo Fiat Palio.
SETEMBRO
Dia 10 - José Rosa da Silva (59), foi executado com cerca de 15 tiros, dentro de um bar, na Avenida Arapongas, na Vila Dona Fina, Ferraria.
Dia 30 - Jonas dos Santos da Luz (17) foi baleado na Rua Alberto Gonçalves, próximo à Rua Cinco, Vila Santa Ângela, Ferraria. Morreu no Centro Médico Hospitalar no Bom Jesus. O seu sobrinho Jair de Freitas da Luz (18) também foi baleado na mesma ocorrência e foi internado no Hospital Evangélico, em Curitiba.
OUTUBRO
Dia 02 - O motorista de taxi Lauro de Oliveira Cezário (63) foi encontrado morto, com marca de um tiro e carbonizado, no porta-malas de seu táxi, na Rua Antônio Gitkoski, no bairro Botiatuva, em Campo Largo.
Dia 08 - O mecânico Márcio José de Lima (34) foi assassinado a tiros no interior de sua casa na Avenida dos Expedicionários, Conjunto Habitacional Albina Grigoletti, Bom Jesus. O autor do crime, Cristian Diekson de Lima (21) se apresentou na DP de Campo Largo na manhã do dia seguinte e depois de prestar depoimento foi colocado em liberdade.
Dia 21 - O motorista Tiago Pirkiel (30) foi assassinado com tiros na cabeça, na frente de uma residência, na Rua Florêncio Nogueira, na Vila Torres, Ferraria. O suspeito seria um nome conhecido pelo apelido de “Embaçado”.
Dia 23 - O pedreiro José Carlos da Silva (40) foi morto com dois tiros na cabeça, dentro de uma residência, na Rua José Reni Andrade dos Santos, no bairro Cercadinho. No dia seguinte ao crime, policiais civis prenderam os irmãos Marsley Maciel da Silva (21) e Marllory Maciel da Silva (23), que confessaram a autoria do crime. O motivo foi um botijão de gás.
Dia 27 - Sebastião Aparecido Fernandes (48), mais conhecido como “Tião Galinha” foi assassinado a golpes de faca no interior de sua casa, que servia para o encontro de usuários de droga, na rua Jovelino Apolinário, Popular Velha.
Dia 28 - Claudemir Moreira dos Santos (21) foi executado com três tiros de pistola nove milímetros no interior de uma bar na rua João Cavalin, Jardim das Acácias, Botiatuva.
Dia 28 - O servente Ronaldo da Silva Salles (19) foi assassinado em frente a um bar na rua Antoninho Lara, Loteamento Lara, Bateias, no momento em que conversava com alguns amigos.
NOVEMBRO
Dia 03 - Diego Nunes Couto (25) foi esfaqueado na Rua Santo Fressato, Vila Torres, Ferraria. Ele morreu na madrugada de Domingo (04), no Hospital Evangélico. O autor Valdemar Rodrigues da Silva (33) se apresentou no dia 08 na DP de Campo Largo e disse que agiu em legítima defesa.
Dia 10 - Dirceu Moreira dos Santos (38), mais conhecido pelo apelido de “Carroça” foi executado a queima roupas com dois tiros na Rua Amazilio Laval no Partênope. Antônio Carlos Cardoso Júnior (24) que é o principal suspeito de ter cometido o homicídio foi preso e encaminhado pela PM à Cadeia Pública de Campo Largo.
Dia 11 - O pedreiro Evandro Rodrigues do Prado (36) foi encontrado morto com disparos de arma de fogo no interior do veículo Santana de cor branca placa LWT-8404, na rua Adhemar de Barros, bairro Bom Jesus, próximo ao semáforo da BR-277. Evandro foi baleado próximo a uma boate localizada naquele mesmo bairro.
Dia 25 - José da Silva Souza (40) faleceu no interior da ambulância do Siate. Ele se envolveu em uma briga com dois homens e foi esfaqueado no pescoço e em uma das mãos. O caso aconteceu na Travessa Curva, Bom Jesus. Os dois suspeitos de serem autores do homicídio, Fábio Moreira (25) e Anderson Ricardo da Silva Souza (19) também se feriram na confusão e foram presos por policiais militares.
DEZEMBRO
Dia 03 - Anselmo dos Santos (24) morreu no interior da ambulância do Siate quando era transportado ao hospital. Ele foi ferido a golpes de faca na rua Nossa Senhora Aparecida, Cercadinho. O autor foi identificado por policiais civis como sendo um homem chamado André, que mora na região onde ocorreu o crime.
Dia 07 - Sidnei Albuquerque (46) foi encontrado morto em um lago no Parque Newton Puppi, Centro. Segundo um amigo de Sidnei, ele teria sido jogado dentro da água por dois homens e uma mulher que o abordaram durante uma pescaria.Dia 08 - Dogival José de Lima (50) sofreu mal súbito após ser agredido por um vigilante identificado como Aparecido Ramos dos Santos (64). O caso aconteceu no pátio do Posto Saguaru que fica no quilômetro 107 da BR-277, na localidade de Timbotuva.
Dia 14 - Valmor Hornig (48) foi assassinado com três tiros, na sacada da casa dele, na Rua Uriel dos Reis Pereira, Vila Santo Antonio. Os autores foram três homens que invadiram a casa de Valmor.
Dia 30 – Um homem sem identificação aparentando ter entre 35 e 40 anos foi queimado dentro de uma casa na rua Tapajós esquina com a rua Niterói, Loteamento Rivabem. O suspeito em ser autor do crime, Izaias Camargo (40) foi preso por policiais militares e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O motivo do assassinato seria uma briga entre autor e vítima por causa de cachaça.