A Patrulha Maria da Penha foi criada em outubro de 2023 para atuar nas cidades de Campo Largo e Balsa Nova, com foco no combate à violência doméstica contra mulheres. Composta pela Cabo Ana Maria e pelo Soldado Druszcz, a equipe realiza palestras educativas e oferece orientações às vítimas. Além disso, atua preventivamente, patrulhando áreas específicas para garantir o cumprimento das medidas protetivas estabelecidas pela Lei Maria da Penha, e reprime agressões flagrantes ou o descumprimento dessas medidas.
Em 2024, a equipe já realizou mais de 250 visitas às vítimas, efetuou 28 prisões em flagrante e apreendeu três armas de fogo, além do atendimento de chamados via 190, totalizando em mais de 400 ocorrências atendidas no ano.
Como buscar atendimento
Em caso de emergência, as equipes podem ser acionadas pelo telefone 190 ou pelo aplicativo da Polícia Militar do Paraná. As visitas preventivas são agendadas após o registro de um boletim de ocorrência pela vítima, que também pode procurar a unidade da Polícia Militar mais próxima para receber orientações.
Atendimento através do WhatsApp:
A equipe também conta com um WhatsApp exclusivo para comunicação com às vítimas, de modo a agilizar a comunicação e repassar demais orientações. Destaca-se que esta forma de comunicação é para repasse de informações e esclarecimento de dúvidas, para situações emergenciais, as mulheres são orientadas a ligar no telefone 190.
21/11/2024
Foto: PMPR