16/11/2012
Número de homicídios ocorridos em 2012 já é igual ao do ano passado
16/11/2012
Faltando 45 dias para o término do ano de 2012, o número de homicídios registrados em Campo Largo já é igual ao de todo o ano de 2011. Já foram registrados 37 assassinatos que tiveram como vítimas 36 homens e uma mulher. A grande maioria destes crimes, cerca de 90%, segundo a Polícia Civil, foram solucionados, com a prisão ou a identificação e indiciamento em inquérito dos suspeitos em serem os autores. “Este bom resultado dos crimes elucidados se deve ao trabalho da equipe de investigação da Delegacia de Campo Largo, bem como a parceria que temos com a Polícia Militar e Guarda Municipal”, explica a delegada Gisele Mara Durigan.
Entre este assassinatos dois chamaram a atenção da população campo-larguense. Um deles teve como vítima o empresário Osmarino dos Santos (53), que foi assassinado com um tiro na cabeça no bairro Botiatuva no dia 21de Junho. Seu corpo foi encontrado seis dias depois na localidade de Rio Verde, divisa entre Campo Largo e Araucária. Os autores foram identificados como Waldir Reis da Cruz (22) e Ângela Cristina Pereira (30). No dia 10 de Julho, o casal foi preso por policiais civis de Campo Largo na cidade de Telêmaco Borba.
No dia 02 de Outubro a cidade se estarreceu da forma em que o taxista Lauro de Oliveira Cezário (63) foi assassinado. Depois de ser alvejado com um tiro na cabeça, o corpo da vítima foi colocado no porta-malas de seu veículo e carbonizado, em uma plantação na Rua Antônio Gitkoski, no bairro Botiatuva. Até agora o crime é um grande mistério para a Polícia.
Apenas o retrato falado de um dos suspeitos em estar envolvido na morte foi elaborado e divulgado pela imprensa. “A maior dificuldade fica por conta da falta de informações, principalmente dos companheiros de trabalho de Lauro, que talvez com medo não falam nada sobre o caso”, explica a delegada.
Compare alguns números entre 2011 e 2012
Uma estatística realizada pela reportagem da Folha de Campo Largo mostra a comparação dos números registrados entre o ano passado e em 2012.
Bairro
Em 2011 o bairro mais violento foi o Bom Jesus, onde foram registrados cinco assassinados. Este ano o mais violento até aqui é a Ferraria com o registro de 12 crimes.
Faixa etária
Na estatística de quem qual faixa etária pertence a maioria das vítimas houve uma semelhança entre os dois anos (21 a 30 anos). Em 2011 foram 14 crimes e em 2012 já são 15 mortes.
Meios empregados
Os disparos de arma de fogo são os principais meios empregados pelos assassinos, sendo que em 2011, 21 pessoas morreram desta maneira. Enquanto que em 2012 até agora este número já chegou a 31 casos.
Mês mais violento
No ano passado o mês campeão em registro de assassinatos foi Novembro com nove mortes. Este ano até agora, Outubro é o “campeão”, com sete homicídios.
Dia mais violento
Tanto em 2011 como em 2012 o Domingo é o dia onde houve o maior número de registro de crimes. Em 2011 foram oito homicídios e este ano já aconteceram 14 registros.