10/02/2012
Nesta Quinta-feira (09), professores da Rede Estadual de Ensino reduziram para 30 minutos o tempo das aulas em todas as escolas. O objetivo foi discutir a implantação da Lei do Piso Nacional, que determina o percentual de 33% da hora/atividade dos professores, para preparar as aulas, correção de provas e formação continuada.
O professor Avanir Mastei, secretário de Formação Política Sindical da APP Sindicato, disse à Reportagem da Folha que o Governo do Estado já equiparou o piso, que é de R$ 1.180,00 (em 2011) mas ainda não implementou as demais conquistas da categoria. “Vamos reduzir o tempo de aulas, nesta Quinta-feira, para discutir isso”, comentou.
Há, ainda, outros assuntos, na pauta dos professores, como a Saúde; segundo Avanir, os professores reivindicam Plano de Saúde, para que não sejam obrigados a faltar aula, para enfrentar as filas nos postos de Saúde Pública. Ele adiantou, ainda, a inclusão dos demais funcionários das escolas, no Plano de Cargos, carreira e Vencimentos e a garantia da valorização financeira para os professores e funcionários com graduação e especialização.
No próximo dia 15 de Março, os professores farão uma paralisação nacional de 24 horas, para exigir dos governos, o cumprimento da Lei.