Terça-feira às 28 de Outubro de 2025 às 08:24:27
Geral

Esporte

07/02/2012

Paranaense 2012 tem disparidade maior do que outros estaduais

Esporte

07/02/2012  Fonte: Banda B

Que os clubes do interior raramente conseguem assustar a dupla Atletiba, o torcedor que acompanha o futebol paranaense já sabe faz tempo. Porém, as cinco primeiras rodadas do campeonato estadual colocaram em evidência a disparidade entre os diferentes níveis que compõem as castas da primeira divisão.

Até o momento, o único intruso que se candidata a incomodar os times da capital é o Cianorte. Com treze pontos, o Leão do Vale tem a mesma pontuação do Atlético e está a dois do Coritiba. Outras duas equipes que começaram bem foram o Corinthians e o Arapongas, ambos aparecendo cinco pontos abaixo do líder.

Ladeira abaixo, completam a classificação: Rio Branco (6), Londrina (4), Operário (4), Toledo (4), Roma (2), Iraty (2) e Paranavaí (1).

Em que pese a diferença do número de clubes que disputam as competições (20 em São Paulo e 12 no Paraná), o Campeonato Paulista tem três times liderando com 13 pontos. A diferença do primeiro colocado para o sétimo é de quatro pontos, enquanto no Paranaense chega a um abismo de 11.

No Rio de Janeiro (com 16 equipes), em que os clubes são divididos em dois grupos com oito times cada um, em uma das chaves a diferença do primeiro para o oitavo lugar é de quatro pontos. No outro, em que o Vasco domina com 100% de aproveitamento e o lanterna Bangu agoniza sem nenhum ponto, a diferença é maior, mas entre o segundo e o sexto colocado a distância também é de quatro pontos.

O Campeonato Gaúcho (também com 16), que tem o mesmo regulamento do Carioca, é outro que apresenta mais equilíbrio do que o Paranaense. Nos dois grupos, a diferença entre primeiros e sextos colocados é de seis pontos, enquanto no Paraná, que tem apenas uma chave, chega a nove.

A falta de equilíbrio pode ser compreendida com a análise da presença dos clubes de cada estado nas principais divisões do futebol brasileiro. São Paulo conta com 6 times na Série A e cinco na Série B. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não tem representantes na segunda divisão, mas contam com quatro e dois, respectivamente, na primeira. No Paraná, com a queda do Atlético para a Série B, o estado possui apenas o Coritiba na Série A.

Já a Série C conta com três cariocas, dois paulistas e um gaúcho, o que evidencia a força dos chamados times pequenos destes estados. Por outro lado, o Paraná não possui participação nesta divisão.

*Foram analisados três dos campeonatos estaduais mais fortes do país. Em todos eles foram disputadas quatro (RJ) ou cinco rodadas (SP e RS).