Terça-feira às 28 de Outubro de 2025 às 08:14:24
Geral

Hotel

03/02/2012

Hotel Bateias tem Centro de Eventos com capacidade para até 200 pessoas

Hotel

03/02/2012


Um verdadeiro “paraíso”, encravado num gigantesco bosque reflorestado de araucárias, com amplos salões para eventos, restaurante, cozinha industrial, chalés, piscina, bosque, trilhas, horta orgânica, parreiral, a mais antiga plantação de Kiwi do Brasil. Assim é o “Fritz e Frida”, um local de turismo receptivo localizado a poucos minutos do centro de Bateias, que já tem eventos marcados até para o Natal e Reveillon de 2012.

O interessante é que pouca gente de Campo Largo conhece o hotel-fazenda, que é visitado por turistas de Curitiba, de outros municípios do Paraná, de São Paulo e até da Europa. Grandes empresas de Curitiba e Região costumam realizar no “Fritz e Frida” os seus eventos de treinamento de pessoal e festas de final de ano. O local comporta até 200 pessoas e costuma ser exclusivo para os grandes eventos.

Paixão

Quem recebeu a Reportagem da Folha foi Maria Tereza Moosmayer, equatoriana que chegou em Campo Largo ainda jovem, em 1967, quando casou com o engenheiro florestal, economista alemão Heirich Moosmayer, então funcionário da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e professor da Faculdade de Floresta, da Universidade Federal do Paraná.

“Nós nos conhecemos no Equador, quando ele foi fazer um trabalho da FAO. Quando ele voltou, a missão era no Brasil, em Curitiba, e eu vim encontrar com ele, nos casamos e logo compramos dois alqueires, aqui em Bateias, onde construímos nossa casa”, disse ela, lembrando que tudo no “Fritz e Frida” é o resultado do amor, da cumplicidade, da paixão deles. Com o tempo, a família foi comprando aos poucos, as terras vizinhas, e hoje a propriedade tem 16 alqueires.

Amigos

Pelos relacionamentos profissionais de Henrich, muitos amigos e parceiros de negócios visitavam o sítio, nos fins de semana, e o casal foi se aperfeiçoando em receber visitas. Com o tempo, resolveram transformar esta habilidade em negócio, e assim nasceu o “Fritz e Frida”, a chácara da família com um nome comercial, uma espécie de hotel, um centro de eventos no meio do bosque de araucárias, que eles plantaram. O casal teve apenas um casal de filhos, hoje também engenheiros florestais, como o pai. Heirich faleceu em 2004 e Maria Tereza resolveu continuar trabalhando na área de turismo receptivo, com o “Fritz e Frida”.

“Aqui tudo está como ele [Henrich] gostava, nós plantamos uva orgânica, frutas e verduras, e tudo nós usamos para preparar a alimentação dos hóspedes, das pessoas que participam dos eventos. Aqui as empresas realizam treinamento de pessoal, e algumas famílias, que já nos conhecem, vêm passar as férias, os fins de semana. Temos piscina, salão de brinquedos, salão de jogos, cancha de Bocha e os chalés, para famílias de até quatro pessoas, com toda a infraestrutura necessária para uma família passar as férias”, explicou Maria Tereza.

Formada em Ciências da Educação, bacharelado, Maria Tereza é uma empresária proativa, participando, sempre, de associações e eventos do setor de Turismo Rural, realizado em Campo Largo. Ela costuma abrir o “Fritz e Frida” para cursos, na área de Agricultura e Turismo Rural, junto com a Emater, secretaria de Desenvolvimento Rural e Senar.

Serviço

O “Frits e Frida” aceita eventos para no mínimo 30 pessoas. Os chalés estão disponíveis para famílias pequenas.
Telefone: 3648-1109