03/02/2012
Tomates gigantes chamam a atenção na horta doméstica de aposentado
03/02/2012
Tomate gigantes, dez vezes maiores do que os tomates comuns, chamam a atenção na horta caseira do aposentado Ovande Melo, em sua casa na Avenida Ayrton Senna. Os tomates colhidos por ele chegam a pesar em média mais de meio quilo, um atingiu o peso de 710 gramas, são saborosos, carnudos e têm pouca semente.
Ovande trouxe as sementes da casa de um parente, de Londrina, em 2010. Plantou e logo colheu uma pequena safra, com tomates quase todos pesando mais de meio quilo - um chegou a 710 gramas. Colheu as sementes e plantou novamente, e agora está colhendo uma safra que ele e a esposa não dão conta de comer. “Cada tomate dá um prato de salada, dos grandes”, explica ele.
Gigantes
A Reportagem da Folha consultou um agrônomo, que identificou a espécie como sendo Heirloom, uma categoria especial de tomates que ganham essa denominação por serem tomates que têm uma tradição na culinária em várias partes do mundo. São conhecidos também como tomate da Herança.
Os Heirloom são frutos naturais e especiais pois nunca foram manipulados pelo homem. Eles têm polinização natural, através do vento, dos pássaros ou do replantio das suas próprias sementes. Diferentes dos híbridos, que foram modificados geneticamente para serem uniformes, terem o mesmo aspecto e, sobretudo, serem mais resistentes às pestes, os Heirloom nascem e crescem naturalmente. Os frutos podem ficar muito grandes, dependendo da adubação e do tratamento. Eles têm ainda outra vantagem sobre os tomates híbridos: são doces, suculentos, deliciosos, imbatíveis em sabor e textura.
Os tomates gigantes da Avenida Ayrton Senna são a atração da família e de vizinhos. Ovande disse que aduba seus tomateiros com esterco de carneiro e que pulveriza muito pouco defensivo químico. Esses tipo de tomate está se difundindo em todo o mundo, em plantações familiares, em pequenas hortas, mas também são produzidos comercialmente, em várias localidades, podendo ser encontrados em mercados e centrais de abastecimento.
Salada
O extensionista da Emater, Dirlei Edson dos Reis, lembrou que esse tipo de tomate, o chamado tomate tipo salada, é muito saboroso, porem é muito dificil a sua conservação. “É preciso colher e logo consumir. O uso da espécie não é recomendada aos agricultores, pois se mandamos tomate para o Norte e Nordeste do País, esse tomate não aguentará chegar lá sem estragar. O consumo deve ser local”, explica.