02/02/2012
Coritiba supera dificuldades e bate o Paranavaí por 3 a 1
02/02/2012 Banda B
Em partida bastante disputada, o Coritiba soube se sobressair em momentos específicos e bateu o Paranavaí por 3 a 1. O goleiro Vanderlei, aniversariante do dia, não chegou a passar pelo inferno astral, já que havia sofrido apenas um gol em três jogos. Porém, no dia em que comemorou mais uma primavera, ele foi o personagem do jogo.
Após levar sorte em um lance inusitado, defender um pênalti que o juiz mandou voltar e ver a bola entrar na cobrança seguinte, o goleiro ainda recebeu um cartão amarelo. Apesar das fortes emoções, Marcel, Willian e Renan Oliveira trataram de garantir a vitória do Coxa, enquanto Rafael Santos descontou.
Na próxima rodada, o Alviverde recebe o Arapongas. Por sua vez, o Vermelhinho também vai até Curitiba para enfrentar o Corinthians.
Jogo pegado e gol de centroavante
Apesar dos times viverem situações opostas na tabela, o jogo começou bastante movimentado, com as duas equipes marcando forte e limitando os espaços do adversário. O primeiro a assustar foi o Paranavaí, com chute forte de Rafael Santos defendido por Vanderlei aos 10 minutos. Marcel não demorou para responder e assustou o goleiro Serginho com uma batida que passou ao lado da trave direita.
O jogo seguiu equilibrado, mas sem que os times conseguissem levar perigo real ao oponente. E o rebote, que havia funcionado duas vezes para Davi na partida anterior, desta vez sorriu para Marcel. Ele aproveitou a bola que sobrou da cabeçada de Pereira e mandou para as redes aos 22.
Mostrando que está familiarizado com a lateral esquerda, Lucas Mendes tabelou com Davi e chutou com perigo dez minutos depois do gol. Até o final do primeiro tempo, os dois goleiros puderam descansar. Vanderlei, que comemorava 28 anos, agradeceu e foi para o vestiário em vantagem contra o time que o revelou.
Dono da festa assume protagonismo
Logo que a bola voltou a rolar, o goleiro alviverde foi personagem de polêmica. Após bate-rebate na área, ele se recuperou de uma saída equivocada e conseguiu salvar a bola em cima da linha. Porém, na sequência do lance, Vanderlei puxou a bola contra o próprio corpo e ela acabou passando da linha do gol. A arbitragem parou a jogada e marcou falta contra o arqueiro, o que gerou muito protesto por parte dos jogadores do Vermelhinho.
No Coritiba, a entrada de Leonardo na vaga de Marcel não chegou a mudar a movimentação de ataque, que seguia aquém do apresentado nas partidas anteriores. Assustado com a pressão do Paranavaí, Marcelo Oliveira decidiu reforçar a marcação com a entrada de Junior Urso no lugar de Tcheco.
Esta substituição sim fez efeito e deu mais liberdade para Willian no meio-campo. Aproveitando o espaço deixado pela defesa do ACP, o volante avançou pela direita e, da entrada da área, bateu sem chances para o goleiro. O gol colocou o Coxa em situação confortável no placar e ajudou a estrela do treinador a brilhar aos 22.
O que ele não contava é que Lucas Mendes cometeria pênalti em cima de Hesdras aos 33. Na primeira cobrança, Vanderlei defendeu, mas o juiz mandou voltar porque ele teria se adiantado. Na segunda tentativa, Rafael Santos balançou as redes e deixou o goleiro se perguntando se o inferno astral teria vindo atrasado.
A partida esquentou e o juiz resolveu amarelar em atacado. A medida aparentemente funcionou e o jogo transcorreu sem lances de violência até o final da partida.
Leonardo teve uma chance e chegou a pedir um pênalti após suposto toque de mão, mas nada foi marcado. No último minuto, Renan Oliveira aproveitou novo rebote de Serginho e ampliou para 3 a 1. Aliviado, Vanderlei finalmente pôde apagar as velinhas.
Ficha técnica:
Local: Estádio Waldomiro Wagner, em Paranavaí.
Data: 01/02/2011.
Hora: 22h00.
Árbitro: Antônio Denival de Morais.
Assistentes: Arestides Pereira da Silva Jr. e Maurício José Braga.
Amarelos: Marcelo (Paranavaí); Vanderlei, Pereira, Junior Urso (Coritiba).
Gols: Marcel, 22'/1T (0-1); Willian, 22'/2T (0-2); Rafael Santos, 33'/2T (1-2); Renan Oliveira, 47'/2T (1-3).
Paranavaí: Serginho; Hesdras, Diogo, Victor e João Paulo; Márcio, Ceará (Warley), Doriva e Tatico (Carlos Alberto); Edenilson (Marcelo) e Rafael Santos.
Técnico: Itamar Barnardes.
Coritiba: Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Tcheco (Junior Urso), Rafinha, Renan Oliveira e Davi (Geraldo); Marcel (Leonardo).
Técnico: Marcelo Oliveira.