Terça-feira às 28 de Outubro de 2025 às 08:31:34
Geral

Católicos

27/01/2012

Católicos de Campo Largo realizam festa para Nossa Senhora da Piedade

Católicos

27/01/2012

Na próxima Quinta-feira, dois de Fevereiro, a comunidade católica de Campo Largo homenageia a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade. A data é comemorada desde 1826, quando a imagem de Nossa Senhora da Piedade, doada pelo Capitão João Antonio da Costa, foi entronizada na igreja Primaz da cidade, ainda em construção. A Santa foi, então, elevada à condição de Padroeira do Município.
Um grande evento está programado para o dia dois de Fevereiro, mas a festa já começou na  última Terça-feira (24), com a novena de preparação, com o tema central “Eu Creio”. No dia da Festa será celebrada Missa às 7h30min., e às 9h30min., um Ato Cívico e Benção das Velas. Às 10horas, Missa Festiva presidida pelo Arcebispo Dom Moacyr José Vitti. A partir das 11h30min., será servido o Almoço Festivo e às 14horas tem início o Festival de Prêmios. Às 18horas será celebrada Missa.

História
Como a maioria das cidades brasileiras, a História de Campo Largo se confunde com a história religiosa do Município. Em 1819, quando o Capitão João Antonio da Costa, residente em Curitiba, doou suas terras, nesta região, para quem quisesse aqui se estabelecer, ofereceu também ao povoado uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, que mandara vir da Bahia, em 1816.
Em 1821 foi iniciada a construção da Igreja, com a autorização do Bispo de São Paulo, e em dois de Fevereiro de 1826, a imagem de Nossa Senhora da Piedade foi entronizada na Igreja, e a primeira missa foi celebrada pelo Padre José Joaquim Ribeiro da Silva, com a igreja ainda em construção (as obras só foram concluídas em 1828). A data, dois de Fevereiro, por esse motivo, é celebrada como o Dia da Padroeira de Campo Largo, Nossa Senhora da Piedade.

Templo atual
A crescente população católica levou a comunidade a pensar na construção de um novo templo, maior e com mais conforto para os fiéis. Em 12 de outubro de 1918 foi iniciada a construção da Igreja Matriz atual, pelo Padre Otávio Júlio dos Santos e inaugurada em 1936, pelo Padre Aloísio Domanski, que mais tarde recebeu o título de Monsenhor.
A pintura interna foi feita por Anacleto Garbaccio, formado pela Escola de Belas Artes de Turim, que residiu em Campo Largo por 18 meses. A igreja possui, desde 12 de junho de 1955, um órgão montado por Aristides Cavaillé. Este modelo - do qual encontra-se apenas mais um exemplar  no Brasil, em Uberlândia/MG,  possui cinco metros de altura, 3,12m, de comprimento e três metros de profundidade. A cidade cresceu no entrono da igreja, localizada na Praça Atílio Almeida Barbosa.