27/01/2012
Dizem os arquitetos e urbanistas, que as cidades nunca estão completas, estão sempre em construção. Esta dinâmica obriga os gestores públicos a buscarem incessantemente soluções para as mesmas questões, quase todos os dias. O crescimento das cidades exige mais escolas, postos de Saúde, novas ruas, pavimentação, habitação, transportes, redes de abastecimento de água, de esgotos, iluminação, Segurança, demandas que não param de crescer.
Há, ainda, a necessidade de mais estabelecimentos comerciais, de serviço, mais indústrias que geram empregos, aumentam a arrecadação de impostos, movimentam a economia. E a sociedade precisa se preocupar também com esta questão, fundamental para que o trabalhador possa ter renda e, consequentemente, poder sustentar sua família.
A cidade não poder deixar em segundo plano, a produção ou aquisição de alimentos, para a população. Por isso os investimentos no campo também precisam estar sintonizados com as necessidades e a vocação natural da população.
Balsa Nova, que nesse 25 de Janeiro comemorou o seu 51º aniversártio de Emancipação Política, é um Município assim, cuja economia, desde os primordios, mostra uma vocação natural para a produção agrícola, com ênfase para o Milho, uma das suas principais culturas. A cidade é uma das maiores produtoras de Milho do Estado e sede de uma das mais importantes indústrias de beneficiamento do Milho, na Região Sul do País. Na Agricultura, o Município tem, ainda, outros produtos, que já se tornaram tradicionais, como a Batata, a Uva e o Feijão.
No Turismo, Balsa Nova oferece, além de belas paisagens naturais, como as áreas da serra de São Luiz do Purunã, cachoeiras, rios e lagos, pontos históricos como a Igreja do Tamanduá, uma das primeiras erguidas na região, pelos desbravadores, a ponte dos Arcos, na divisa com Porto Amazonas, na junção entre os rio Iguaçu e dos Papagaios, para citar apenas alguns.
Na Indústria, o Município também se destaca na produção de alimentos e de Cimento, com uma das mais importantes indústrias de cimento da região, a Itambé.
Ao comemorar seus 51 anos de Emancipação Política, Balsa Nova ainda é uma cidade em formação. Com uma economia em constante crescimento, a cidade também desponta como importante região de investimento imobiliário e de lazer.