Sexta-feira às 16 de Maio de 2025 às 09:41:30
Geral

Mais de duas mil pessoas fazem simpatia para cura da Bronquite

23-04-2011

Mais de 1.500 pessoas foram atendidas até às 15 horas de Sexta-feira.

Mais de duas mil pessoas fazem simpatia para cura da Bronquite

23-04-2011

Tradição em Campo Largo, a simpatia para a cura da Bronquite movimentou, nesta Sexta-feira Santa, mais de duas mil pessoas. A coleta de mechas de cabelo e de pedaços de unha de todos os dedos, dos pés e das mãos, começou pouco depois da zero hora de Sexta-feira, e só parou por volta das 17 horas. O público foi atendido por dona Isolina Zanlorenzi Perussolo (77), e um verdadeiro exército de voluntários, na Escola Municipal Reino da Loucinha, no centro da cidade.
Esse ano o número de pessoas que procurou fazer a simpatia foi menor do que nos anos anteriores. "Deu até pra folgar um pouco", disse uma das jovens que trabalhava ajudando dona Isolina. Enquanto em 2009 e 2010 o público atendido foi superior a 2.500, esse ano, até às 15 horas pouco mais de 1.500 pessoas haviam sido atendidas. Havia muitos campo-larguenses, nas filas, mas era grande, também, o número de pessoas de outros municípios, e até de outros estados, São Paulo e Santa Catarina.

Simpatia
Dona Isolina faz tudo com muito cuidado, com a preocupação de terminar o trabalho até às 17 horas, "para dar tempo de fazer a simpatia antes do por do Sol", explica ela. É segredo o que ela faz com as mechas de cabelos e as unhas, colhidas das pessoas. A simpatia ela aprendeu com dona Genoveva Sávio, falecida em 1994 aos 87 anos, que fazia a simpatia no século passado. A simpatia é feita gratuitamente. As pessoas, de qualquer forma, ajudam voluntariamente. Ela recolhe as doações para ajudar famílias carentes.
Dona Isolina atende em casa, no resto do ano. Ela mora na rua Comendador Mariano Torres, 391, no Jardim Ouro Verde. O telefone é 3292-1329.