Quinta-feira às 15 de Maio de 2025 às 08:35:46
Política

Zilmar Luiz Avelino recebe Título de Cidadão Honorário de Balsa Nova e marca a história

Zilmar Luiz Avelino recebe Título de Cidadão Honorário de Balsa Nova e marca a história

Na noite do dia 07 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Balsa Nova concedeu o Título de Cidadão Honorário ao pastor Zilmar Luiz Avelino, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Pessegueiros, pelos serviços prestados à população balsa-novense ao longo de anos. A proposição foi de autoria da vereadora Jucélia Leal Ferreira, aprovada por unanimidade entre os parlamentares, o que evidenciou o amplo reconhecimento da comunidade política e social pelo legado de serviço do homenageado.
O ato solene marca uma ocasião histórica, visto que o município de Balsa Nova não concedia essa honraria há mais de 30 anos, sendo esta apenas a terceira vez em toda a história do legislativo municipal que um cidadão recebe tal reconhecimento. Além disso, é a primeira vez que um líder religioso é agraciado com o título.
Natural da cidade de Grande Rios, o pastor Zilmar chegou a Balsa Nova com sua família movido pelo desejo de viver o evangelho em sua forma mais prática - por meio do cuidado com o próximo. Desde então, fez da cidade o seu campo de missão, compromisso e a segunda casa.
Sua atuação sempre se destacou pela sensibilidade social, com distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, visitas hospitalares, acompanhamento de idosos, acolhimento a viúvas e enlutados, apoio espiritual a dependentes químicos, entre tantas outras frentes de trabalho.
A vereadora Jucélia Leal Ferreira, autora da proposta que resultou na concessão do título, destacou em seu discurso a “coerência entre a fé e a prática” vivida pelo pastor Zilmar, de “uma liderança que não apenas prega, mas vive. Um homem cuja presença em Balsa Nova elevou o nível de solidariedade, de fé e de responsabilidade social.”
Ao fim da solenidade, o pastor Zilmar, visivelmente emocionado, agradeceu a honraria com humildade. Em sua fala, reforçou que toda glória pertence a Deus e que o maior reconhecimento que pode receber é ver vidas restauradas e famílias fortalecidas.