Quinta-feira às 15 de Maio de 2025 às 09:41:07
Geral

Prefeitura realiza blitz educacional nesta sexta-feira (16) em alusão ao Maio Laranja

Prefeitura realiza blitz educacional nesta sexta-feira (16) em alusão ao Maio Laranja

“Esquecer é permitir. Lembrar é combater”. Este será o lema apresentado na Blitz Educativa que acontecerá amanhã, dia 16 de maio, às 14h, em dois pontos de Campo Largo: no semáforo da Rua do Centenário, na esquina com a Rua Osvaldo Cruz (da Escola Municipal Reino da Loucinha), e também na rotatória da Rua Ademar de Barros. A ação em alusão à campanha Maio Laranja entregará panfletos informativos sobre o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes que são amparadas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal nº 8.069/1990).

Além disso, serão realizadas palestras educativas em três Escolas Municipais, ministradas por Dieime Oliveira que é psicóloga infantil e neuropsicóloga. Elas serão no dia 23 de maio, às 10h, na Escola Padre Natal Pigato; no dia 30 de maio, às 7h40 e às 13h, na Escola Hans Schmidt; e no dia 30 de maio, às 10h e às 14h45, na Escola José Alexandre Sávio.

As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Mulher, junto com o Centro da Juventude, a Guarda Municipal e o DEPTRAN, e pretendem dar visibilidade para a importância de identificar os casos, reforçando o entendimento do que é abuso, o que é violência e o que é exploração sexual. Todos podem ocorrer tanto no ambiente intrafamiliar - quando há parentesco entre vítima e agressor - quanto no ambiente extrafamiliar - quando não há relação de convivência familiar entre agressor e vítima.

Outro ponto importante da campanha é falar sobre os sinais indicativos e como prevenir a triste questão. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social e da Mulher, Eliezer Leal, “esse é um assunto muito delicado e importante. Por isso estamos entregando esse material e conversando com as pessoas, para aumentar o alcance, com o intuito de ensinar a sociedade campo-larguense. Juntos precisamos combater essa violência contra nossos pequenos e jovens”. Ele destaca ainda a assistência social que a Prefeitura Municipal oferece no CREAS, localizado ao lado do Conselho Tutelar do município, dentro da sede administrativa.

 

O que é o CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública de prestação de serviços continuados, que exerce um papel importante de inclusão e proteção social. O espaço é destinado a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal, e social, por violação de direitos, tais como: violência física, pssicológica, negligência, violência sexual (abuso e/ou exploração), pessoas em situação de exploração sexual, pessoas em situação de rua, e também acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

Denuncie

Um dos principais objetivos da campanha é promover os telefones para denúncias de qualquer suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Você pode, inclusive, denunciar de forma anônima. Confira quais são:

100 - Disque Denúncia / Direitos Humanos

(41) 3291-5540 ou smds@campolargo.pr.gov.br - Secretaria de Desenvolvimento Social e da Mulher

(41) 3291-5065 / (41) 99793-0689 - Conselho Tutelar de Campo Largo

(41) 3291-6100 - Delegacia de Polícia Civil de Campo Largo

(41) 3292-3302 ou campolargo.3prom@mppr.mp.br - 3ª Promotoria de Campo Largo

(41) 3291-5061 / (41) 99793-0689 - CREAS

153 - Guarda Municipal

 

Campanha Maio Laranja

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi instituído pela Lei nº 9.970/2000, pois remete ao sequestro e morte da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, vítima de diferentes formas de violência. No Brasil, a campanha Maio Laranja foi instituída pela Lei nº 14.432/2022 para ampliar as atividades da data, estendendo para o mês de maio a campanha de conscientização sobre o tema.