23-04-2011
O frio começa a ficar mais acentuado e as gripes começam a reaparecer, é nessas horas que a população deve se atentar aos cuidados, para que surtos como o da H1N1 (gripe A), que ocorreu no ano passado, não aconteçam. Para isso a Secretaria Municipal de Saúde já aplica medidas de prevenção nas Unidades de Saúde que fazem parte da rede pública. Os profissionais que fazem parte da equipe do Centro Medico Hospitalar (Pronto Socorro) passam a utilizar máscaras para realizar o atendimento dos pacientes, contudo os campolarguenses não precisam se preocupar, pois é apenas uma maneira de prevenir.
Como as temperaturas caíram gradativamente no Município, cerca de 20 crianças sofreram de síndrome respiratória aguda e por precaução os médicos acharam por bem interná-las, até que se detecte qual foi o vírus causador da síndrome. O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Andrade, faz um apelo a população para que não acredite em boatos sobre surtos de gripe A no Município. Não é considerado surto de gripe, muito menos de Influenza A, surgiram boatos de que o Município está em alerta, mas não é a realidade, só adotamos algumas medidas para começar já a prevenção antes que, realmente, haja um surto no País inteiro, como no ano anterior, solicita.
Campo Largo é um dos primeiro municípios do País a começar com a prevenção da H1N1. Para que continue com um bom índice de saúde é necessário que todos continuem com as indicações para o combate de síndromes respiratórias, como a Influenza A: lavar as mãos água e sabão com frequência, cobrir a boca e nariz com lenço de papel quando for tossir ou espirrar, realizar a higiene pessoal diariamente. As crianças são mais vulneráveis a contrair síndromes agudas, por isto a qualquer sintoma de fortes crises respiratórias é aconselhável procurar um medico do Centro Médico Hospitalar, declara a coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal, Tânia Portela.