23-02-2011
Carga gigante muda o tráfego na BR-376
23-02-2011
Uma grande carga industrial está sendo transportada entre Ponta Grossa e Campo Largo na manhã desta quarta-feira (23), pela BR-376. Devido a suas grandes proporções, o trânsito deverá ficar lento entre o interior e a capital, pois será possível ultrapassar em poucos pontos da rodovia.
A torre, que pertence à Petrobras, tem 68,7 metros de comprimento, 6 de largura e 170 toneladas. Ela segue da fábrica da Iesa, em Araraquara, para a Refinaria Getúlio Vargas (Repar) em Araucária. O trajeto está sendo coordenado pela concessionária CCR RodoNorte e Polícia Rodoviária Federal, com auxílio da Copel, DER e empresas de telefonia.
A carga especial se encontra em Ponta Grossa e vai adentrar a BR-376 (Rodovia do Café) a partir do Distrito Industrial da cidade - em caso de chuva, a saída será cancelada. A torre, que fará parte do processo de refino de petróleo na Refinaria Getúlio Vargas (Repar) em Araucária, seguirá por 50 quilômetros até o trevo Sprea - na confluência com a BR-277, onde fará uma parada.
A partir deste local, serão aproximadamente 10 quilômetros na contra-mão até a praça de pedágio em São Luiz do Purunã - trajeto que será feito na madrugada de quinta-feira (24), com paralisação total no sentido Ponta Grossa. Em seguida, ela descerá a Serra de Purunã no fluxo normal e fará uma nova parada no posto Mariental, na entrada de Campo Largo, onde os transportadores irão aguardar o momento certo para entrar na PR-423, onde enfrentarão mais 35 quilômetros até Araucária.
Segundo a CCR RodoNorte, todo o trabalho de logística é necessário para que a carga seja transportada sem nenhum dano à sua estrutura e causando o menor transtorno possível para os outros usuários da rodovia. "Nosso trabalho é preparar o percurso e coordenar com outros órgãos, como a PRF, a segurança para a carga e os usuários, orientando o fluxo e paralisando quando necessário", conta Luiz Almeida, coordenador de Planejamento da RodoNorte.
A torre é transportada por dois caminhões-trator, sob duas estruturas manobradas constantemente por pessoas que seguem viagem em bancos ao lado da estrutura. O veículo tem 30 eixos e 120 pneus. O trabalho envolve diretamente cerca de 25 pessoas da empresa fabricante, Polícia Rodoviária Federal, Copel, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e concessionária CCR RodoNorte.
"Já passamos por aqui com 16 cargas de grandes proporções em direção a Araucária. Cada uma exige um planejamento diferente, mas aqui na rodovia é que a coisa acontece", conta o diligenciador Sylvio José Paschoal Sicchiroli, responsável pelo transporte. Para chegar ao destino, será preciso percorrer aproximadamente 1 mil quilômetros, utilizando trechos diferentes do convencional - desviando de viadutos de altura baixa, segmentos no contrafluxo e outros obstáculos ao longo do caminho. Os caminhões já estão na estrada desde 22 de janeiro e devem chegar até o fim da semana, após uma parada para manutenção em um posto às margens da BR-376.
Fonte:O Estado do Parana