Quinta-feira às 20 de Fevereiro de 2025 às 03:38:12
Política

Elevar Câmara Municipal a primeiro lugar no ranking do Paraná é uma missão para a nova gestão da Casa

Elevar Câmara Municipal a primeiro lugar no ranking do Paraná é uma missão para a nova gestão da Casa

Eleito no último dia 02 de janeiro como presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, por meio de votação de parlamentares, o vereador Alexandre Guimarães ocupará o cargo, junto aos demais colegas da mesa diretora, que é responsável pela condução dos trabalhos legislativos do biênio 2025-2026. Muito embora os trabalhos já tenham iniciado nos primeiros dias do ano, passou a presidir também as sessões legislativas realizadas na Casa de Leis desde a primeira semana de fevereiro, após a retomada.  

Além do vereador Alexandre, também compõem a mesa diretora o vereador Luiz Scervenski, na 1ª vice-presidência, o vereador Paulo Rogério Alves, na 2ª vice-presidência, o vereador João Adão Jaskievicz Júnior, como 1º secretário, e o vereador Rafael Freitas como 2º secretário.

Em entrevista à Folha de Campo Largo, o presidente da Câmara destacou que ocupar este cargo o enche de orgulho, porém requer ainda mais responsabilidade e comprometimento diante da população. “À frente da Mesa Diretora, como presidente, vejo um desafio. Já conversei com os demais vereadores sobre esses desafios e metas que temos de alcançar nestes dois anos. Queremos trabalhar de modo que as pessoas possam sentir a diferença que a Câmara de Vereadores de Campo Largo faz na vida delas.”

Transparência em primeiro lugar
Uma das metas apresentadas pelo presidente ainda na sessão do dia 03 de fevereiro – que marcou o retorno dos vereadores às sessões legislativas -, é que a Câmara Municipal de Campo Largo chegue, até o final da presidência do vereador Alexandre, à primeira posição no ranking que avalia a transparência, gestão e governança das Câmaras Municipais no Paraná. 

“Queremos levar a Câmara a um outro patamar e isso não depende só da presidência, mas de um trabalho conjunto dos 15 vereadores, seus assessores e dos colaboradores concursados, que têm uma expertise técnica. Vamos fazer uma convergência de ideias, para que todos contribuam e possamos chegar a um resultado satisfatório”, ressalta.

Comenta, ainda, que já foi realizada uma reunião com as diretorias, onde foram pontuadas várias situações, levando a equipe à realização de um diagnóstico, este que traçará uma rota para ser possível passar da posição 245ª no ranking entre os municípios paranaenses, para a primeira colocação. Evidencia que, embora o planejamento esteja em andamento, já existe um ponto inicial para o trabalho, que reúne inclusive as diretorias de Administração, Jurídica, Compliance e Comunicação e Tecnologia da Informação. 

“Também por meio desta ação, nossa intenção é aproximar mais as pessoas da Câmara, para que elas tenham voz ativa e auxiliem os vereadores na construção das ações. Entendo que a Câmara é um ponto onde se recebem os anseios e necessidades da população para levar ao Executivo. Nós queremos proporcionar esse estreitamento de laços, para melhorar a qualidade de vida do cidadão campo-larguense.

Relacionamento
Questionado sobre como está o relacionamento entre os demais vereadores com o gabinete da presidência, o vereador Alexandre enfatiza que são cinco vereadores reeleitos, que já sabem como é a forma dele trabalhar, por isso o diálogo permanece. Acrescenta ainda que está otimista para trabalhar junto aos outros 10 novos vereadores, que demonstram ser pessoas com discernimento e vontade de trabalhar.

Acrescenta que o diálogo com o Executivo também é próximo e espera que tenham uma consonância de ideias, permitindo que este poder possa executar seu plano de governo, visto que há Lei de Responsabilidade Fiscal que exige que as propostas feitas pelo prefeito Mauricio Rivabem, que estão em seu plano de governo, sejam cumpridas. “Há alguns dias, tivemos uma reunião com o prefeito e com todos os vereadores, levamos as nossas ideias, iniciamos o diálogo com a intenção de fazermos uma boa parceria. Muitos dos nossos compromissos com o nosso eleitorado está inserido no plano de governo dele, então faremos um trabalho conjunto de modo que a Câmara seja valorizada junto ao Executivo”, diz.

Preparação e críticas
Acredita que a passagem pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), como deputado estadual, e também a primeira experiência como vereador na gestão 2021-2024, o prepararam para ocupar esse cargo na presidência. “Lembro de uma conversa que tive com meu pai, Dr. Affonso Guimarães, há alguns anos, quando decidi entrar para a política, ainda muito jovem, quando ele me disse que era necessário se preparar para ser. Eu tenho essa convicção que estou preparado, tanto levando em consideração minha passagem como deputado, subchefe da Casa Civil no governo do Ratinho Junior, e secretário de Governo durante a última gestão do prefeito Dr. Affonso Guimarães, o meu mandato de vereador. Tudo soma e sempre é um grande aprendizado”, ressalta.

Afirma que é uma pessoa pautada no diálogo, na discussão de ideias e aceita críticas, porque o político precisa estar aberto a receber essas considerações, desde que sejam construtivas. “A crítica negativa, feita com a intenção de desmerecer e distorcer, isso eu não aceito. Não falo mal dos outros, tenho o meu legado que está sendo construído. Aquela crítica maldosa, eu discuto na Justiça”, finaliza.