Segunda-feira às 03 de Fevereiro de 2025 às 10:58:39
Política

Primeira sessão legislativa na Câmara Municipal de Campo Largo é marcada pela eleição das comissões permanentes

Primeira sessão legislativa na Câmara Municipal de Campo Largo é marcada pela eleição das comissões permanentes

Aconteceu nesta segunda-feira (03) a primeira sessão na Câmara Municipal de Campo Largo (CMCL), sendo iniciada às 15h. O encontro marcou a definição da composição das comissões permanentes que atuarão no biênio 2025-2026.

Foram eleitos para as comissões permanentes da CMCL:

* Comissão de Justiça e Redação: André Gabardo, Polaco Preto e Victor Bini.

* Comissão de Finanças e Orçamento: Genésio da Vital, Polaco Preto e Sargento Leandro Chrestani.

* Comissão de Obras e Serviços Públicos: Genésio da Vital, Rogério da Viação e Tomazina.

* Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social: Athos Martinez, Sensei  Clóvis e Victor Bini.

* Comissão de Meio Ambiente: Luiz Scervenski, Rafael Freitas e Sargento Leandro Chrestani.

* Comissão de Ética e Assuntos Especiais: Luiz, Rogério da Viação e Rogério das Tintas.

* Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias: Athos Martinez, Gustavo Torres, Junior Andreassa.

A sessão precisou ser suspensa por cinco minutos, pois em uma das cédulas, no momento de votação da composição da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias havia quatro votos. Foi necessário então realizar novamente a votação para essa comissão. 

No final da votação, o vereador Sensei Clóvis propôs a criação da Comissão de Lazer, Esporte e Cultura, com intenção de fomentar a prática esportiva e a cultura no município, e disse que apresentará a sugestão a todos os vereadores.

A definição de presidente, relator e membro deve ser divulgada em breve pela Câmara Municipal. 

Segundo divulgado pela CMCL, as comissões permanentes são grupos formados por três vereadores, que terão a responsabilidade de analisar, discutir e emitir pareceres sobre projetos de lei e outras matérias que tramitam na Casa. Cada comissão é especializada em uma área específica, garantindo que as proposições sejam avaliadas de forma técnica e criteriosa antes de serem submetidas à votação em plenário.

Para a 41ª legislatura foram eleitos os vereadores: Alexandre Guimarães, André Gabardo, Athos Martinez, Sensei Clóvis, Genésio da Vital, Gustavo Torres, Junior Andreassa, Sargento Leandro Chrestani, Luiz Scervenski, Polaco Preto, Rafael Freitas, Rogério das Tintas, Rogério da Viação, Tomazina e Victor Bini.

A sessão na íntegra está disponível no canal do YouTube da Câmara Municipal de Campo Largo. 

 

Uso da tribuna 

Os vereadores puderam se inscrever para discursar na tribuna durante alguns minutos, onde em sua maioria, agradeceram pelos votos recebidos e destacaram o trabalho contínuo pela população e com a população. 

O vereador André Gabardo, o primeiro a discursar, ressaltou que é uma satisfação grande voltar às sessões, destacando a renovação do plenário e lembrando que eles estão na Casa de Leis como servidores da população. Disse ainda que, com o término do pleito eleitoral, não há mais títulos como “o vereador mais votados”, “o menos votado” e já não existem mais as bandeiras partidárias, mas que serão 15 vereadores, cada um construindo seu legado, trabalhando de maneira conjunta.

O vereador Vitor Bini aproveitou o tempo para se apresentar, sendo o mais jovem vereador eleito, e destacando que há muito trabalho pela frente, buscando sempre o crescimento da cidade. Afirmou também que trabalhará  para representar cada um dos cidadãos, visando conquistar uma cidade mais próspera.

O vereador Athos Martinez ressaltou que já estão trabalhando há um mês, mas agora iniciaram as sessões e que via como uma honra estar na Câmara Municipal. Relembrou que faz parte de uma família que veio do interior do estado e foi acolhida pela cidade, então vê como uma oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas da cidade que os recepcionou. Destacou que o gabinete está aberto para toda a população e demais vereadores e que seu mandato será feito em conjunto com todos, inclusive com o poder Executivo, visando o melhor para a população. 

Já o vereador Rafael Freitas destacou que além do seu trabalho em prol da sociedade, ele também representa a força da Guarda Municipal de Campo Largo. Disse que compreende que as mudanças maiores acontecem em esferas superiores, como no Congresso Nacional, porém acredita que esse é mais um passo em prol da instituição que exerce um trabalho muito importante na sociedade. 

O vereador Gustavo Torres agradeceu a todos os votos recebidos e destacou que está desde o primeiro dia do mandato fiscalizando e acompanhando todos os trabalhos que acontecem na cidade. Acrescentou que quer representar o povo e declarou que não se deve ter medo de mostrar o que está de errado, pois o dever do vereador é sempre se dedicar em conseguir o melhor para a cidade. 

No uso da palavra, o vereador Tomazina convidou a todos os demais pares para trabalharem juntos em prol da cidade, pois é o que esperam os campo-larguenses. Ressaltou que irá ouvir os cidadãos, para aprender cada vez mais e estabelecer as propriedades vindas da população. 

Rogério das Tintas agradeceu pela oportunidade que Deus deu para que eles pudessem realizar melhorias em prol da cidade. Acrescentou que o seu compromisso é sempre honrar essa confiança depositada, dando destaque a todos os seus valores como representante do povo e cristão.  Disse que a família é o alicerce da sociedade e cabe a Casa de Leis fortalecer ela por meio de políticas públicas, garantindo que cada cidadão tenha acesso aos serviços públicos de qualidade.

Com a defesa da bandeira do esporte, o vereador Sensei Clóvis agradeceu aos votos recebidos e disse que tem como missão lutar pelas crianças e jovens da cidade. Reconheceu que Campo Laego cresceu muito na área esportiva, mas vê que ainda há muito mais crianças para serem acolhidas na cidade por meio das práticas esportivas, que levam qualidade de vida para a população como um todo. 

O vereador Polaco Preto lembrou que foram os munícipes que escolheram os seus representantes, com muitos concorrentes, destacando que é um ato de coragem se lançar candidato. Declarou ainda que os votos de cada vereador têm o mesmo peso e valor, mas os conhecimentos são diferentes, por isso é importante haver essa troca. Relembrou que passou os últimos quatro anos acompanhando os trabalhos da Casa de Leis, buscando experiência, conhecimento, pra estar preparado para este momento.

O último a fazer uso da palavra foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Guimarães, que agradeceu a possibilidade de ocupar a presidência e a todos os vereadores que depositaram nele seus votos. Ressaltou que espera que os 15 vereadores possam ter um bom diálogo, inclusive com os servidores e os assessores da Casa para que possam fazer um excelente trabalho em prol da população. Deseja também aproximar ainda mais da população, para que as pessoas entendam a importância do trabalho dos vereadores, visto que as decisões tomadas pela Casa de Leis impactam diretamente na vida de aproximadamente 150 mil pessoas. Ressaltou que o trabalho em conjunto com o poder Executivo deve ser valorizado. Revelou também que solicitou um levantamento sobre a posição das Câmaras Municipais do Estado do Paraná e descobriu que Campo Largo ocupa hoje a 245ª no ranking. A intenção é chegar a primeira posição e acredita que essa legislatura tem potencial para tal.