A Sanepar e o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) firmaram termo de cooperação técnica para desenvolver uma metodologia de manejo sustentável em sistemas de produção agropecuária em microbacias hidrográficas.
No escopo da cooperação, estão sendo priorizadas 25 bacias dos mananciais de abastecimento, em diversas regiões do Estado, que concentram maior população. Campo Largo é um dos municípios que está na lista. O trabalho, com duração de quatro anos, prevê a elaboração de um manual de práticas sustentáveis nas bacias, além de visitas técnicas aos agricultores, tendo em vista a sensibilização para a adoção de práticas sustentáveis nas propriedades.
Questões ambientais
A gerente de Hidrogeologia da Sanepar, Ester Assis Mendes, reforça que o convênio é de interesse das duas instituições porque ambas trabalham questões ambientais. O IDR trabalha na produção de alimentos, e a Sanepar, na produção de água para o abastecimento público. “Juntamos nessa parceria essas duas empresas para atuar em prol da produção de água e alimentos sustentáveis nas bacias de manancial. A ideia é juntar informações para reproduzir nas demais bacias do estado”, afirma.
Para o presidente do IDR, Richard Golda, as duas instituições estão firmemente dedicadas para o êxito do trabalho. “Nessa parceria temos elos fortes, com expectativa positiva. E a nossa missão é gerar referências. Não vamos conseguir fazer isso em todo o Paraná. Nossa missão é semear boa semente em solo fértil. Foram escolhidas as microbacias que são de interesse mútuo e da coletividade para investir esforços, recursos, nossa capacidade de inteligência, organização e mobilização para fazer nessas microbacias bons exemplos de produção de água”, explicou o presidente do IDR.
A gerente Geral da Sanepar, Rita Camana, representando o diretor-presidente Wilson Bley, apontou que a ação deverá trazer grandes resultados para a Companhia, para a população e para os agricultores. “O objetivo principal é realizar ações que tragam sustentabilidade, para conseguir água nos mananciais com qualidade e quantidade suficiente para abastecer a população. Estamos confiantes nessa parceria e sabemos da importância do IDR nas ações para o agronegócio. Buscamos trabalhar juntos para trazer resultados positivos de melhoria da qualidade de vida da população, de preservação, conservação do meio ambiente para nós e para as futuras gerações, garantindo a sustentabilidade, concluiu Rita.
Cascavel, Toledo e Assis Chateaubriand, no Oeste, Ampére, Mariópolis, Realeza e Nova Esperança do Sudoeste, na região Sudoeste, devem ser os primeiros municípios a iniciar o trabalho. Os demais municípios, que estão na lista da cooperação, são: Arapongas, Terra Boa, São Manoel do Paraná, Cornélio Procópio, São José dos Pinhais, Campo Largo, Prudentópolis, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Ibiporã, Ângulo, Morretes, Alto Paraná, Ipiranga, Santo Antônio da Platina, Umuarama e União da Vitória.