Sabado às 25 de Outubro de 2025 às 07:18:39
Geral

Negócios de Campo Largo se destacam em prêmio de empreendedorismo ambiental

Negócios de Campo Largo se destacam em prêmio de empreendedorismo ambiental


Dois negócios de Campo Largo foram destaque na final do Programa BioCidades Empreendedoras, realizada nesta quarta-feira (22). O evento premiou iniciativas de impacto ambiental da região metropolitana de Curitiba e das áreas urbanas e periurbanas de São Paulo.
Na categoria Impacto Local Curitiba, a Ingá foi a vencedora com um projeto que alia produção de alimentos e conservação da natureza. Já a menção honrosa da mesma categoria ficou com a Natureza Karuna, que propôs um projeto de educação ambiental e mantém 48 hectares em regeneração no distrito de Bateias, em Campo Largo.

Ingá: agricultura sustentável e serviços ambientais
A Ingá é um negócio de impacto nascido em Campo Largo com o objetivo de fortalecer a agricultura orgânica por meio da comercialização direta. A empresa atua com um sistema de assinaturas que oferece alimentos orgânicos e agroecológicos frescos produzidos no município para consumidores de Curitiba.
Segundo Camila Cantarelli, fundadora da Ingá, o próximo passo é ampliar a renda dos produtores rurais com um modelo de pagamento por serviços ecossistêmicos, que combina conservação ambiental e comércio justo.
“No BioCidades, desenvolvemos um novo projeto de pagamento por serviços ambientais, que leva soluções baseadas na natureza para os produtores parceiros. Restauramos florestas, valorizamos os serviços ecossistêmicos e oferecemos capacitação técnica em agricultura sustentável e formação empreendedora. A ideia é que os produtores possam incluir a conservação em seus produtos e agregar valor, gerando mais renda”, explica Cantarelli.
Com a conquista, a Ingá recebeu R$ 17,5 mil para fortalecer suas ações.

Natureza Karuna recebe menção honrosa
A Natureza Karuna, iniciativa de regeneração e educação ambiental situada em Bateias, foi uma das três empresas reconhecidas com menção honrosa pelos esforços e resultados alcançados durante o programa.
Ao longo dos seis meses de incubação no BioCidades, a equipe da Karuna desenvolveu uma proposta de educação ambiental conectada ao território, que une ciência, arte e natureza, propondo um caminho de reencantamento com o meio ambiente.
Criada em 2023, a Natureza Karuna atua em 48 hectares de floresta em regeneração no distrito de Bateias, com o objetivo de restaurar a Floresta com Araucárias, bioma símbolo do Paraná, e transformar a área em um espaço de visitação e aprendizagem ambiental.

Sobre o BioCidades Empreendedoras
O BioCidades Empreendedoras é uma iniciativa internacional desenvolvida desde 2020 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com a Bridge for Billions e com apoio do governo alemão. A gestão local é realizada pelo Instituto Legado, com apoio técnico da Fundação Grupo Boticário e do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
O programa tem como objetivo fortalecer negócios de impacto socioambiental que desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios urbanos e ambientais contemporâneos.