Dois negócios de Campo Largo foram destaque na final do Programa BioCidades Empreendedoras, realizada nesta quarta-feira (22). O evento premiou iniciativas de impacto ambiental da região metropolitana de Curitiba e das áreas urbanas e periurbanas de São Paulo.
Na categoria Impacto Local Curitiba, a Ingá foi a vencedora com um projeto que alia produção de alimentos e conservação da natureza. Já a menção honrosa da mesma categoria ficou com a Natureza Karuna, que propôs um projeto de educação ambiental e mantém 48 hectares em regeneração no distrito de Bateias, em Campo Largo.
Ingá: agricultura sustentável e serviços ambientais
A Ingá é um negócio de impacto nascido em Campo Largo com o objetivo de fortalecer a agricultura orgânica por meio da comercialização direta. A empresa atua com um sistema de assinaturas que oferece alimentos orgânicos e agroecológicos frescos produzidos no município para consumidores de Curitiba.
Segundo Camila Cantarelli, fundadora da Ingá, o próximo passo é ampliar a renda dos produtores rurais com um modelo de pagamento por serviços ecossistêmicos, que combina conservação ambiental e comércio justo.
“No BioCidades, desenvolvemos um novo projeto de pagamento por serviços ambientais, que leva soluções baseadas na natureza para os produtores parceiros. Restauramos florestas, valorizamos os serviços ecossistêmicos e oferecemos capacitação técnica em agricultura sustentável e formação empreendedora. A ideia é que os produtores possam incluir a conservação em seus produtos e agregar valor, gerando mais renda”, explica Cantarelli.
Com a conquista, a Ingá recebeu R$ 17,5 mil para fortalecer suas ações.
Natureza Karuna recebe menção honrosa
A Natureza Karuna, iniciativa de regeneração e educação ambiental situada em Bateias, foi uma das três empresas reconhecidas com menção honrosa pelos esforços e resultados alcançados durante o programa.
Ao longo dos seis meses de incubação no BioCidades, a equipe da Karuna desenvolveu uma proposta de educação ambiental conectada ao território, que une ciência, arte e natureza, propondo um caminho de reencantamento com o meio ambiente.
Criada em 2023, a Natureza Karuna atua em 48 hectares de floresta em regeneração no distrito de Bateias, com o objetivo de restaurar a Floresta com Araucárias, bioma símbolo do Paraná, e transformar a área em um espaço de visitação e aprendizagem ambiental.
Sobre o BioCidades Empreendedoras
O BioCidades Empreendedoras é uma iniciativa internacional desenvolvida desde 2020 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com a Bridge for Billions e com apoio do governo alemão. A gestão local é realizada pelo Instituto Legado, com apoio técnico da Fundação Grupo Boticário e do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
O programa tem como objetivo fortalecer negócios de impacto socioambiental que desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios urbanos e ambientais contemporâneos.
Geral
Negócios de Campo Largo se destacam em prêmio de empreendedorismo ambiental