Sabado às 25 de Outubro de 2025 às 09:31:29
Política

Câmara Municipal aprova em segunda votação o Plano Plurianual 2026-2029 de Campo Largo

Câmara Municipal aprova em segunda votação o Plano Plurianual 2026-2029 de Campo Largo

A Câmara Municipal de Campo Largo realizou nesta segunda-feira (25) a segunda votação do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, documento que orienta as ações e investimentos da Prefeitura para os próximos quatro anos, e foi aprovado pelos vereadores. Vale ressaltar que o PPA não é o orçamento em si, mas tem premissa tornar-se um mapa estratégico, que define quais áreas terão mais atenção e quais metas a administração municipal pretende alcançar até 2029.

O projeto que contempla 2026 até 2029, elaborado pela Prefeitura com a participação dos cidadãos, teve como base cinco eixos principais. O primeiro deles é “Cidade que cuida”, que contempla os investimentos em saúde, educação, esporte, lazer e cultura, além de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e ações de segurança e prevenção.

No eixo de “Inovação, Empreendedorismo e Agro/Turismo”, estão previstos o incentivo à tecnologia nos serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo, fortalecimento da agricultura familiar e do turismo local. Em “Moradia, Mobilidade e Infraestrutura Urbana”, estão previstos planejamentos relativos à construção de habitação popular, melhorias na mobilidade urbana e cuidados com ruas, praças e equipamentos públicos.

Em “Pulmão da Região Metropolitana”, estão descritas temáticas referentes às políticas ambientais que conciliem o desenvolvimento econômico com a preservação da natureza e, por fim, “Juntos na evolução da cidade”, há o incentivo à participação da comunidade nas decisões e fortalecimento da gestão pública com transparência.

Segundo o documento, cada programa terá metas, indicadores e recursos previstos, que servirão de base para a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e das Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) durante o período. Isso significa que todo orçamento votado ano a ano deverá estar em sintonia com o planejamento definido no PPA.

O prefeito Maurício Rivabem destacou, na mensagem enviada ao Legislativo, que o plano foi construído com foco no desenvolvimento humano, sustentabilidade e inovação, reforçando o compromisso com uma gestão transparente e responsável.

Agora aprovado em segunda votação, o PPA 2026-2029 passará a vigorar a partir do dia 01 de janeiro de 2026, definindo assim o rumo da cidade até o final da atual gestão.

Nesta sessão, o vereador Rafael Freitas ressaltou ainda, em discurso na Tribuna, a necessidade de contratação de mais guardas municipais para a cidade, além de destacar o que chamou de conquista do atendimento veterinário aos animais em situação de rua na cidade, sendo 400 atendimentos ao ano, e vacinação para os animais dos protetores. 

 

Primeira votação

Importante frisar que ambas as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campo Largo foram dedicadas somente para discussão e votação deste projeto. Na última segunda-feira (18), o projeto foi aprovado de maneira unânime pelos vereadores, em uma sessão que durou poucos minutos. 

Na data, somente o vereador Victor Bini, líder do governo, utilizou a Tribuna para falar sobre o projeto. “O PPA não é apenas um documento técnico, mas sim um verdadeiro planejamento de gestão, que orienta as ações da Prefeitura para os próximos quatro anos. Através dele são definidos os programas e as prioridades que irão guiar o desenvolvimento de Campo Largo, garantindo que cada recurso público seja aplicado de maneira responsável, transparente e em benefício da população.”