Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 09:04:18
Geral

Saúde chama população para dose de reforço contra a Covid-19 e comunica sobre novo intervalo da vacinação

População deve ficar atenta à carteirinha de vacina; quem tomou Pfizer pode ter direito a adiantar a segunda dose

Saúde chama população para dose de reforço contra  a Covid-19 e comunica sobre novo intervalo da vacinação

Quem acompanha os boletins emitidos pela Prefeitura de Campo Largo e os chamamentos para aplicação das segundas e terceiras doses das vacinas contra a Covid-19 deve ter notado algumas mudanças. Aqueles que ainda não perceberam, precisam ficar atentos.

Conforme informou à Folha de Campo Largo, neste momento na cidade estão sendo aplicadas doses de reforço em idosos de 60 anos ou mais, respeitando o prazo de seis meses da segunda dose, imunossuprimidos de 18 anos ou mais, com o prazo de 28 dias da segunda dose e para Profissionais da Saúde, de acordo com a subdivisão contida no Plano Nacional de Imunização e respeitando o intervalo de seis meses da segunda dose. Nesse momento também estão contemplados os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19.

“Para os idosos acamados, os familiares devem entrar em contato com a UBS de referência para realizar o agendamento da vacinação domiciliar. Para os demais a vacinação está sendo realizada no drive do IFPR em dias específicos. Quanto aos profissionais de saúde, a vacinação ocorrerá de forma escalonada como na primeira dose, sendo que no momento estão recebendo a dose de reforço somente os profissionais da linha de frente de atendimento à Covid-19 nos estabelecimentos de trabalho”, explica a secretária de Saúde, Danielle Fedalto.

Para quem recebeu a primeira dose da vacina Pfizer vale salientar que houve redução no intervalo de 12 para oito semanas, portanto verifique no cartão de vacinação se já é possível receber a segunda dose. Quanto à redução do intervalo da AstraZeneca, a Secretaria de Saúde de Campo Largo ainda aguarda a confirmação do Estado.
“A segunda dose está sempre disponível. Centralizamos a aplicação da Coronavac para evitar perdas uma vez que o frasco possui 10 doses. A terceira dose ocorre nos estabelecimentos, em domicílio e no IFPR. Quanto à primeira dose somente nas aberturas de faixas etárias devido a não possuirmos estoque constante das vacinas, somente D1 de gestantes e puérperas ocorre de forma contínua”, enfatiza a secretária.

Sobre a vacinação de adolescentes, a secretária Danielle explica que o município ainda está na faixa etária de 17 anos por falta de vacinas, mas que a adesão tem sido boa, mesmo com a necessidade da presença de um responsável no momento da vacinação.

Casos em redução
“Estamos com os casos em queda, de forma lenta e contínua, assim como quanto a gravidade dos internamentos, nossos casos em UTI caíram pela metade na última semana. Porém, pedimos que a população ainda mantenha os cuidados para evitarmos um novo aumento dos casos agora no final do ano, mesmo mais estabilizada, a pandemia ainda está aí e levando a óbito vários pacientes. Não podemos nos descuidar, ainda mais frente a novas variantes. Além disso, pedimos que a população fique atenta à sua carteirinha de vacinação e aos informes da Prefeitura para não faltar a segunda dose e agora as doses de reforço, pois essa é a única forma de nos mantermos mais seguros”, finaliza.