Quarta-feira às 13 de Novembro de 2024 às 03:28:50
Opinião

Homens também devem prestar atenção à saúde

Homens também devem prestar atenção à saúde

Eis que o mês de novembro recebe uma nova cor, também bastante especial, o azul, que simboliza a conscientização e o cuidado com a saúde masculina, principalmente ligado ao combate do câncer de próstata. Essa é uma doença perigosa, que matou em 2023 cerca de 17 mil homens no Brasil, conforme divulgou a Agência Brasil nesta semana. A tendência é que este número dobre até 2040, o que deixa a população masculina em uma situação ainda mais delicada. O diagnóstico tardio ainda é um grande vilão nestes casos, pois retarda o tratamento e mina as chances de cura dos pacientes, levando-os aos quadros agressivos e ao óbito.

Por isso, a campanha conhecida como "Novembro Azul" vem para quebrar quaisquer tabus que ainda existam em torno do cuidado com a saúde masculina e, mais do que isso, busca incentivar os homens a cuidarem melhor de sua saúde. Para este caso em específico, do câncer de próstata, é fundamental a visita a um médico de confiança com frequência, a realização de exames regulares, como o PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal, especialmente para homens com mais de 50 anos ou com histórico familiar da doença.  Ao longo de muitos anos, questões relacionadas à saúde dos homens foram negligenciadas, e a iniciativa pretende não apenas alertar sobre o câncer de próstata, mas também destacar a importância da prevenção de uma série de outras doenças que, por vezes, podem atingir mais intensamente o público masculino.

O câncer de próstata é o mais falado durante o mês de novembro, mas este é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil; em primeira colocação, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) está o câncer de pele não melanoma. Os homens também são mais suscetíveis a doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças respiratórias crônicas e até mesmo doenças mentais, como a depressão. Nestes fatores que influenciam a necessidade de cuidar da saúde está também a importância de adoção de hábitos saudáveis e o abandono de fatores que podem influenciar o aparecimento de doenças sérias, como sedentarismo, dieta inadequada, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Vale frisar que essa falta de autocuidado, tanto na resistência da busca por ajuda médica, como dos hábitos ruins, que podem levar a diagnósticos tardios e prognósticos complicados.

Adotar um estilo de vida saudável pode ser um grande aliado. Sabemos que não é fácil mudar hábitos enraizados durante uma vida toda, mas é preciso tentar. Iniciar com escolhas mais saudáveis na alimentação, prática regular de atividades físicas, como caminhadas, dormir com mais qualidade e ter um descanso adequado do estresse do dia a dia são os primeiros passos para combater uma série de doenças. Mas lembre-se, é preciso dar sempre o primeiro passo.