"Temos tempo para novelas, séries, filmes, futebol. Decoramos músicas, livros e tantas outras coisas. Não temos tempo para oração. Duas horas de filme é pouco, 20 minutos de oração é
Foto: Studio Ivonete
Nesta Quarta-feira de Cinzas, em meio à pandemia de Covid-19, uma mensagem muito especial. No início da Quaresma foi passado aos fiéis que acompanharam a missa das 15h na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, no Centro, que este é o momento de se aproximar de Deus e fazer mudanças para toda a vida.
A mensagem foi trazida pelo padre Lino Zandoná, que durante o momento da mensagem falou que a Quaresma é mais que somente o gesto da penitência. "Não é somente deixar de comer, beber ou usar determinada coisa, mas ter atitudes que te aproximarão de Deus e consertarão sua vida, pois é isso que Jesus quer. Quando você volta ao velho hábito após 41 dias, a quaresma perde o sentido. A penitência vai além da Quaresma, é dia a dia na caminhada cristã, quando colocamos Deus no centro das nossas vidas. Se você conseguir ficar sem o vício por 40 dias, aproveite para ficar pelo resto do ano, pelo resto da sua vida e tenha uma vida nova com Jesus."
A liturgia trazia a leitura da profecia de Joel (2:12-18), a qual o padre explicou ser um texto que aponta para um momento propício para voltar a atenção para Deus. "São 40 dias de dedicação, nos quais 'o eu' precisa abrir o coração para Deus, quebrantado, rasgar o coração. Assim reconhecemos nossos pecados, recebemos o perdão e nos reconciliamos com Deus, rumo ao Céu", ressaltou.
O padre Zandoná orientou os fiéis a serem perseverantes, pois sabe que a caminhada é difícil mas é possível confiar em Deus e pedir orientação para Ele, para continuar crescendo na fé e na proximidade com o Céu.
Jejum, oração e caridade
"O jejum dirá como estou. Se Deus me buscasse hoje, a minha porta estaria aberta para o Senhor? O Jejum é uma maneira de se aproximar de Deus e limpar nosso corpo e nossa mente", diz.
Sobre a oração, o sacerdote fez observações bem interessantes. "Temos tempo para novelas, séries, filmes, futebol. Decoramos músicas, livros e tantas outras coisas. Não temos tempo para oração. Duas horas de filme é pouco, 20 minutos de oração é muito. Há pessoas que não sabem mais as rezas. Se distraem com facilidade. Queridos, mantenham o foco na oração, passem tempo com Deus", disse.
A caridade é a prática da fé. "Como é um cristão se não é caridoso? É a caridade que comprova a fé do cristão, estender a mão para o próximo, mesmo em um momento de distanciamento social. Há meios e formas de ajudar o necessitado", enfatizou.
"Que daqui 40 dias possamos olhar para trás e perceber que foi difícil essa Quaresma, mas foi boa, porque ela nos aproximou do Pai", finalizou.
Neste ano as Cinzas foram depositadas no topo da cabeça dos fiéis, para evitar o contato direto. Para evitar aglomerações, protocolos de segurança foram seguidos durante a celebração.