A Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná concedeu uma entrevista à Folha de Campo Largo, na qual falou sobre o ano letivo de 2020 e 2021
O ano de 2020 foi de muitos desafios para alunos e professores das redes pública e privada de ensino. Ao longo de várias semanas, a Folha de Campo Largo apresentou algumas matérias que traziam panoramas sobre como estavam sendo conduzidas as aulas em diversas modalidades de ensino, desde o regular, Educação Infantil, Especial, Educação de Jovens e Adultos, entre outros.
Para fechar o ciclo, no final de janeiro a Folha conversou com Eliana Provenci, que é Chefe do DAP - Departamento de Acompanhamento Pedagógico, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Quando questionada sobre a forma que a Seed avalia o ano escolar de 2020, a responsável explica que apesar das dificuldades encontradas ao longo do ano, foi um ano de crescimento e bastante positivo.
“Segundo pesquisas do Datafolha, fomos o melhor estado do Brasil em oferta de recursos e atendimento aos estudantes. A nossa maior dificuldade foi ter que planejar rapidamente uma ação para atender mais de um milhão de estudantes. Em contrapartida, a nossa maior conquista foi o atendimento de 100% dos estudantes, conforme possibilidades de acesso – Google Classroom, TV aberta, Aplicativo Aula Paraná e materiais impressos.”
Ao longo das entrevistas realizadas com as equipes pedagógicas campo-larguenses no ano passado, não faltaram relatos dos esforços feitos pelos professores, pedagogos e diretores para entrar em contato com os alunos e entregar as atividades ou cobrar um retorno. Mesmo quando a escola era rural, e os alunos moravam há quilômetros de distância, em uma das entrevistas uma professora relatou que – com toda a segurança – ela ia até a casa do aluno entregar as atividades e depois recolher. As atividades também aconteciam por atendimento via telefone quando possível, conforme contaram em entrevista os profissionais da Educação ao longo de 2020.
Assim, Eliana explica que a média de aprovação dos estudantes ficou na casa dos 97%. “Foi um ano de pandemia em que tivemos que nos reinventar e reaprender. Jamais imaginávamos passar por isso. Oferecemos o nosso melhor, sabendo que nada substitui o contato do professor com os alunos - isso é fundamental para que a aprendizagem aconteça. No ano de 2021 trabalharemos o currículo priorizado e faremos várias avaliações diagnósticas, além do nivelamento constante de todas as séries/anos e disciplinas/componentes curriculares”, explica.
A chefe do DAP segue explicando que os índices seguiram a média de anos anteriores. “Para o estudante ter nota e frequência ele precisou realizar as atividades ofertadas. Nossos Núcleos Regionais, diretores, pedagogos, professores e administrativos trabalharam muito para garantir que os estudantes estivessem presente e tivessem acesso aos materiais. Também envolveram toda a comunidade e a Rede de Proteção foi fundamental nessa ação”, reforça.
Educação em Campo Largo
Quando questionada especificamente sobre a Educação campo-larguense durante o ano de 2020, Eliana explicou que na cidade os índices seguiram muito similares aos anos anteriores. Ponderou, ainda, que é muito importante considerar os resultados individuais de cada instituição de ensino, devido às especificidades da comunidade que atendem.
Ano letivo de 2021
Com as aulas previstas para o dia 18 de fevereiro, há muitas dúvidas pairando entre os pais e mesmo colaboradores que atuam na área da Educação. “Conforme resolução da Sesa, as escolas seguirão todos os protocolos de distanciamento social. Nas salas de aula onde a quantidade de estudantes no atendimento presencial for maior que a capacidade (conforme definida no protocolo da Sesa) trabalharemos com revezamento dos estudantes, com orientações pedagógicas de como realizar da melhor forma o atendimento. Os pais têm autonomia de decisão quanto ao envio dos estudantes para as escolas; será garantido o distanciamento conforme os protocolos de segurança e o atendimento a todos os estudantes, conforme a necessidade da comunidade escolar”, confirma.
As instituições ainda realizarão reuniões com pais e responsáveis para explicar como serão realizados os procedimentos para retorno às aulas. Em breve a Folha também trará informações sobre o retorno às aulas das instituições municipais.
Vale relembrar que as aulas presenciais no Paraná estão suspensas desde o dia 20 de março de 2020, após início da pandemia da Covid-19, para conter a propagação do vírus. A medida havia sido emitida por tempo indeterminado.