Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 05:50:31
Geral

Transferências escolares devem ser bem avaliadas pelos pais

As aulas das escolas municipais e centros de educação infantil do município começaram na última terça-feira (29), mas anterior a isso, alguns pais procuraram informações sobre como funcionam tr

Transferências escolares devem ser bem avaliadas pelos pais

As aulas das escolas municipais e centros de educação infantil do município começaram na última terça-feira (29), mas anterior a isso, alguns pais procuraram informações sobre como funcionam transferências escolares e vagas no município.
A secretária de Educação, Dorotéa Stocco, explica que todas as crianças acima de 04 anos têm direito à vaga em uma instituição escolar pública próximo da residência onde mora, entretanto depende da disponibilidade de vagas. “Nós asseguramos as vagas para essas crianças, conforme a lei, priorizando locais mais próximo da residência do aluno. Porém, nesta época do ano é preciso salientar que não há vagas em escolas da região central, por exemplo, então os responsáveis precisam matricular seus filhos em instituições que oferecem as vagas. Isso vale para crianças que são de outras cidades ou que estão saindo de escolas particulares.”
Dorotéa orienta que os pais procurem informações no Bloco 3 na Prefeitura de Campo Largo, e busquem lá o documento de transferência, necessário para apresentar na escola, que vai para a escola de origem do estudante. O restante dos documentos necessários para a transferência serão informados na própria Secretaria de Educação.
Entretanto, para os CMEIS não existe a possibilidade de transferência, já que são muitos fatores que podem influenciar, como idade atendida pela instituição, turno, entre outros.
Transferência por
falta de adaptação
Algumas situações, como a mudança de cidade ou perda de poder aquisitivo para pagamento da mensalidade são inevitáveis para a mudança de escola, porém, para casos considerados eletivos, a secretária orienta que os pais busquem a escola para resolver problemas de adaptação, pois sempre há possibilidade de mudanças dentro da própria instituição, como de turno, por exemplo. “Para a mudança de escola por falta de adaptação dentro do município, precisa ter uma justificativa bastante plausível para que seja autorizada. É importante que os pais pensem no bem-estar da criança antes de realizar uma mudança. Temos somente 98 dias letivos pela frente, passa rápido, e sempre uma boa conversa com a direção e a professora é a alternativa mais adequada”, reforça.