Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 05:26:57
Geral

Campo Largo se despede de Álvaro Araújo Andrade

Ele assumiu, em 1958, o Tabelionato que antigamente era ao lado do Bar do Chico Castelo, hoje Maxifarma, na Rua Gonçalves Dias. De lá o Tabelionato foi ao lado do Cine Joia e então para o prédio ao lado da Panificadora Vi

Campo Largo se despede de Álvaro Araújo Andrade



Uma importante personalidade da cidade faleceu no último domingo (28), aos 97 anos de idade. Álvaro Araújo Andrade vinha tratando um problema pulmonar que iniciou o ano passado e se agravou neste ano, mas sofreu um derrame pulmonar, teve complicações e não resistiu.
Nascido em Campo Largo, ele era filho do Joaquim Ribas de Andrade – que foi prefeito de Campo Largo na década de 40 - e Admêe Gonçalves de Araujo Andrade. Era viúvo de Laura Mosele Andrade, com quem teve os filhos Florestina Andrade Stoco e Joaquim Ribas de Andrade Neto, quatro netos e oio bisnetos.
Quando jovem, trabalhava “puxando tora” e quando se casou, através de um concurso em que passava por uma banca examinadora, passou a trabalhar como cartorário em Bateias. De Bateias veio para a região central de Campo Largo trabalhar como escrivão e distribuidor público, atuando na Vara Cível, Cartório Distribuidor, no Cartório Eleitoral e Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos.
Ele assumiu, em 1958, o Tabelionato que antigamente era ao lado do Bar do Chico Castelo, hoje Maxifarma, na Rua Gonçalves Dias. De lá o Tabelionato foi ao lado do Cine Joia e então para o prédio ao lado da Panificadora Vip.
Foi vereador por quatro mandatos, na gestão de 1951, em 1955 - quando também foi presidente da Câmara, em 1959 e em 1963. Chegou a ser um dos vereadores mais votados. Uma pessoa que representou muito para a cidade, e segundo Florestina, era um homem de credibilidade, honestidade, uma pessoa de muita personalidade e confiança pelo trabalho prestado. “Seu Arvinho”, como muitos o chamavam, “era uma pessoa de caráter, maravilhoso, muito amado e querido, sempre transmitiu muita segurança para a família, muito amoroso”.
Joaquim Ribas de Andrade
O pai de Álvaro também deixou um importante registro para a história de Campo Largo. Joaquim Ribas de Andrade nasceu em 1895 em Bateias e aos 23 anos passou a morar no Guabiroba, onde trabalhava com erva-mate e como agropecuarista. Segundo informações do site da Câmara Municipal, em 12 de julho de 1945, por decreto de Manoel Ribas, foi nomeado prefeito de Campo Largo, cargo que exerceu até 14 de março de 1947, quando afastou-se para candidatar-se em eleições livres. Em 15 de novembro de 1947 concorreu às eleições e foi eleito com quase a metade dos votos da cidade. Ele faleceu em 1950.