“Para mim é um sonho, nunca passou pela minha cabeça sair da região e voar de avião. Como mãe, só incentivo ela. Esse concurso me surpreendeu, porque ela sempre teve dificuldade em Língua Portug
Maria Fernanda Silva Borges (13), aluna do Colégio João Ferreira Kuster, foi a finalista da etapa municipal do Concurso de Oratória da Junior Chamber International – JCI. Agora ela representará a cidade na fase regional, em Búzio/RJ, no dia 10 de agosto, com alunos que representarão o Sul e Sudeste do Brasil.
A CVC irá dar oportunidade não só a ela, como também para a mãe da aluna, Anita Silva Borges, que irá acompanhá-la na viagem. “Para mim é um sonho, nunca passou pela minha cabeça sair da região e voar de avião. Como mãe, só incentivo ela. Esse concurso me surpreendeu, porque ela sempre teve dificuldade em Língua Portuguesa e ia bem com números, mas está indo confiante. Trouxe esse desafio para a vida dela e está motivada a conseguir”, declara a mãe, orgulhosa. Também foi realizada uma pastelada para arrecadar fundos e ajudar a custear demais custos da viagem.
Será uma ótima oportunidade para ambas em conhecer um lugar diferente, uma nova experiência e para Maria Fernanda só tem a estimulado. Afirmou que fará o seu melhor para representar bem a cidade e como forma de agradecer essa oportunidade de crescimento que está tendo. Comenta que depois do concurso tem estudado mais e lê com mais frequência assuntos bem variados.
Nesta segunda-feira (05) passará por um treinamento final da JCI, para então viajar na sexta-feira (09) e voltar no domingo seguinte. Uma das participantes da JCI Campo Largo, Daiane Marilis Chiquito, comenta que o projeto como um todo é a partir de parcerias com professoras de Língua Portuguesa e neste ano o tema nacional foi sobre equidade de gênero, para aceitação das diferenças. A JCI fica responsável em ensinar técnicas de oratória e os textos trabalhados em sala são apresentados em forma de discurso. Segundo Daiane, alunos que têm apoio dos pais em casa conseguem se sair muito melhor no projeto.