Nos dias 10, 11 e 12, 'Médicos de Olhos' realizará uma ação em Campo Largo, das 9 às 16h, na praça do Museu, com o objetivo de esclarecer a população sobre as principais doenças
Ter uma visão adequada é essencial em todas as faixas etárias. Muitas pessoas, no entanto, sequer sabem que veem mal e o quanto isso interfere em suas vidas. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde instituiu o 10 de julho como Dia da Saúde Ocular. Nesta data e nos dias 11 e 12, Médicos de Olhos realizará uma ação em Campo Largo, das 9 às 16h, na praça do Museu, com o objetivo de esclarecer a população sobre as principais doenças oculares que, se não tratadas adequadamente, podem até levar à cegueira.
Em paralelo, na mesma ação, o corpo clínico e colaboradores do Médicos de Olhos visitarão instituições públicas e privadas como escolas, empresas, sindicatos, órgãos públicos do transporte e judiciário, entre outros, para atuar na prevenção da saúde ocular.
De acordo com o corpo clínico do Médicos de Olhos, as pessoas não devem esperar o surgimento de algum sintoma para procurar o médico. Mesmo porque determinadas doenças graves que podem causar perda importante da visão são assintomáticas, surgem sem aparentar qualquer sinal.
Principais doenças
Catarata: é a principal causa da cegueira no mundo. É definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. A boa notícia é a de que esta condição pode ser facilmente reversível, por meio de cirurgia minimamente invasiva, na qual o cristalino opacificado é substituído por uma lente intraocular.
Glaucoma: é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 900 mil portadores. Uma das suas causas pode ser a obstrução do escoamento de um líquido que existe dentro do olho chamado humor aquoso. Para evitar a evolução do glaucoma, recomenda-se exame oftalmológico anual, principalmente entre pessoas que têm histórico da doença na família.
Ceratocone: surge, entre outros fatores, pelo ato de uma pessoa coçar ou esfregar excessivamente os olhos. A doença tem como característica uma alteração no formato da córnea, que se torna cônica. É a doença mais comum da córnea. Afeta a espessura e o formato da córnea, provocando a visão de imagens distorcidas e embaçadas. Surge entre os 13 e 18 anos e tende a se estabilizar aos 40. Em todos os casos, o ceratocone atinge os dois olhos, tanto em mulheres, quanto em homens, em igual proporção.
Olho seco: é uma doença visual típica do inverno, estação na qual a queda da temperatura, a baixa umidade e o resfriamento do ar tornam os olhos suscetíveis a males como o olho seco. Estima-se que o número de casos aumente em 25% em comparação com outros períodos do ano. Sensação de cisco no olho, queimação, ardor, sensibilidade à luz, embaçamento visual e olhos vermelhos podem ser indícios da Síndrome.