Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 07:34:52
Geral

Concurso Oratória nas Escolas da JCI tem novos finalistas

Seis alunos do 9º ano de duas esco­las do município (Colégio Estadual São Pedro e São Pedro e Colégio Estadual João Ferreira Küster) partici­param da final da etapa municipal do concurso Or

Concurso Oratória nas Escolas da JCI tem novos finalistas

No dia 03 de julho, na Câmara Municipal de Cam­po Largo, seis alunos do 9º ano de duas esco­las do município (Colégio Estadual São Pedro e São Pedro e Colégio Estadual João Ferreira Küster) partici­param da final da etapa municipal do concurso Oratória nas Escolas da JCI Campo Largo.

O evento contou com a presença de familiares e alunos das duas escolas. O primeiro lugar foi conquistado pela alu­na Maria Fernanda Silva Borges, do João Ferreira Küster, que representará a cidade no Encontro Regional da JCI Bra­sil, que será realizado em Búzios-RJ, em agosto deste ano. O segundo lugar ficou com a aluna Ana Caroline Ribeiro, do São Pedro e São Paulo, e o terceiro lugar com Kelvin Cabral Ribas, do Col. Est. João Ferreira Küster.

O concurso de Oratória nas Escolas da JCI Brasil con­siste em oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a respon­sabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação a problemas sociais, ambientais e educacionais, relacionados ao Marco da Cidadania Ativa.

Acreditam que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar consciência crítica em relação a estes pro­blemas. Também é possível estimular a prática de falar em público, competência atualmente necessária para se desta­car no mercado de trabalho e na vida acadêmica.

Neste ano, o tema do concurso foi “Como aceitar as di­ferenças e começarmos a nos tratar como seres humanos sem máscaras ou estereótipos”. Participaram os alunos: Ana Caroline Ribeiro, Maria Clara Cavalcanti e Maria Eduar­da dos Santos, do Col. Est. São Pedro e São Paulo, e Kelvin Cabral Ribas, Marco Dhionys da Silva e Maria Fernanda Sil­va Borges, do Col. Est. João Ferreira Küster.

Eles foram avaliados pelos jurados seguindo uma ficha de critérios e pontuações para cada item, como pronúncia, coerência, entonação, motivação, segurança, estrutura e ar­gumentação do texto, postura, entre outros.

Sobre a JCI

A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens de 18 a 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento indi­vidual as bases para o desenvolvimento de suas comunida­des. A JCI não tem cor racial, religiosa ou política e tem sido definida como “uma organização educacional suplementar” na qual os jovens de uma comunidade podem associar-se dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus mem­bros, através de uma participação ativa em projetos cons­trutivos que beneficiam a comunidade.