Seis alunos do 9º ano de duas escolas do município (Colégio Estadual São Pedro e São Pedro e Colégio Estadual João Ferreira Küster) participaram da final da etapa municipal do concurso Or
No dia 03 de julho, na Câmara Municipal de Campo Largo, seis alunos do 9º ano de duas escolas do município (Colégio Estadual São Pedro e São Pedro e Colégio Estadual João Ferreira Küster) participaram da final da etapa municipal do concurso Oratória nas Escolas da JCI Campo Largo.
O evento contou com a presença de familiares e alunos das duas escolas. O primeiro lugar foi conquistado pela aluna Maria Fernanda Silva Borges, do João Ferreira Küster, que representará a cidade no Encontro Regional da JCI Brasil, que será realizado em Búzios-RJ, em agosto deste ano. O segundo lugar ficou com a aluna Ana Caroline Ribeiro, do São Pedro e São Paulo, e o terceiro lugar com Kelvin Cabral Ribas, do Col. Est. João Ferreira Küster.
O concurso de Oratória nas Escolas da JCI Brasil consiste em oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação a problemas sociais, ambientais e educacionais, relacionados ao Marco da Cidadania Ativa.
Acreditam que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar consciência crítica em relação a estes problemas. Também é possível estimular a prática de falar em público, competência atualmente necessária para se destacar no mercado de trabalho e na vida acadêmica.
Neste ano, o tema do concurso foi “Como aceitar as diferenças e começarmos a nos tratar como seres humanos sem máscaras ou estereótipos”. Participaram os alunos: Ana Caroline Ribeiro, Maria Clara Cavalcanti e Maria Eduarda dos Santos, do Col. Est. São Pedro e São Paulo, e Kelvin Cabral Ribas, Marco Dhionys da Silva e Maria Fernanda Silva Borges, do Col. Est. João Ferreira Küster.
Eles foram avaliados pelos jurados seguindo uma ficha de critérios e pontuações para cada item, como pronúncia, coerência, entonação, motivação, segurança, estrutura e argumentação do texto, postura, entre outros.
Sobre a JCI
A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens de 18 a 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. A JCI não tem cor racial, religiosa ou política e tem sido definida como “uma organização educacional suplementar” na qual os jovens de uma comunidade podem associar-se dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, através de uma participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a comunidade.