Assim como as ligações, as denúncias feitas pelo aplicativo recebem atendimento 24 horas por dia
Desde o lançamento do Aplicativo da Guarda Municipal de Campo Largo, no dia 02 de maio, já foram registrados 547 downloads para os celulares dos campo-larguenses, porém a procura maior pelos atendimentos continua sendo via telefone, seja pelo número 153, 3393-5670 ou pelo WhatsApp, no 98859-2924. Pelo aplicativo foram constatados registros de oito ocorrências desde o início do funcionamento da ferramenta.
O Sub-Comandante da GM, Arruda, explica que o número maior de ocorrências são registrados via telefone porque já é uma tradição, mas garante que o aplicativo tem funcionamento semelhante e assim que enviada a solicitação pelo usuário, a central da Guarda Municipal recebe o disparo. “Muitas pessoas falam que ligam aqui e ninguém atende, mas podem estar ligando no número errado ou no antigo, que já não está mais em funcionamento, por isso é importante atualizar os nossos telefones. O aplicativo deixou ainda mais seguro os próprios telefonemas, já que está tudo interligado. Quando o usuário liga aqui ou registra um pedido de atendimento via aplicativo, imediatamente gera um protocolo, que, se não atendido ou não finalizado, ficará disparando e sinalizando na tela até receber a devida atenção. Não é possível, por exemplo, alguém excluir esse atendimento, pois nós iremos saber e será necessário justificar a exclusão.”
Ao baixar o aplicativo dentro das lojas (App Store e Play Store) é preciso passar por telas de identificação. O usuário deve informar seu nome completo, telefone, e-mail, CPF, endereço e aceitar os termos de utilização/privacidade. Esses são campos obrigatórios para que consiga ter acesso à funcionalidade de registrar uma ocorrência. Também é preciso cadastrar a cidade que você está, no caso Campo Largo. Este é um aplicativo feito por uma empresa que realiza atendimentos para outras Guardas Municipais de cidades da Região Metropolitana, como São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
Esse processo de identificação é importante para que a Guarda Municipal tenha um controle de chamados realizados por aquela pessoa, disponível também para ela quando acessa no menu “Minhas Denúncias”. Além disso, isso previne que trotes sejam feitos também pelo aplicativo, já que hoje os trotes representam, junto com pedidos de outros telefones e informações e enganos, 80% dos telefonemas que chegam à Central.
Entretanto, para evitar a exposição dos dados do denunciante, em um chamado como tráfico de drogas, assalto, entre outros, é possível realizar o registro de forma anônima. Isso quer dizer que o usuário habilitando a função anônima, seu nome não aparecerá como queixante na impressão do boletim de ocorrências – que é gerado pelo próprio aplicativo –, mas ainda será possível a Guarda Municipal ter acesso aos dados da pessoa que a fez, visto que nesta situação de consulta da própria GM os dados são sigilosos.
Como o aplicativo conta com sistema GPS, saberá precisar de onde está sendo emitido o chamado, que é enviado para todas as viaturas que estão realizando patrulha ou atendimento. Assim que possível – quando finalizado o atendimento ou recebido o chamado – a viatura irá se deslocar ao local, sendo que todos os processos são monitorados no Centro de Comando Operacional (CCO).
No aplicativo, o usuário consegue ainda registrar situações de roubo de automóveis e motocicletas de forma mais rápida, informando a placa, marca, modelo, cor, ano e detalhes adicionais, descrevendo se havia deixado estacionado em alguma rua, se foi tomado em assalto, entre outros. Durante o processo do registro podem ser enviadas fotografias do suspeito e do local, o que facilita bastante o trabalho dos guardas no atendimento efetivo. Ele conta ainda com telefones úteis, para acionar com maior rapidez a própria Guarda Municipal, Bombeiro e Siate, Polícia Militar, Samu ou a Prefeitura.
A Folha acompanhou os processos do aplicativo, explicados pela Central da GM e verificou testes feitos pela corporação. No mesmo instante que o registro da ocorrência era feito no aplicativo, o CCO recebia em seu monitoramento. Os responsáveis pelo atendimento ficam em acompanhamento constante de tudo o que acontece com as viaturas. O serviço funciona 24 horas, sete dias na semana, incluindo feriados. Para utilizar o aplicativo, é necessário conexão com a internet, seja por dados móveis ou Wi-Fi. A ligação para o 153 é gratuita.
Por necessitar passar por alguns processos, que são feitos entre um e dois minutos quando conectado a um sinal de qualidade, não é possível justificar que chamou a GM “sem querer”.
Botões especiais
Mulheres que estão sob proteção da Lei Maria da Penha podem ter em seu aplicativo um botão especial, que acionará a Guarda com prioridade em caso de risco a ela. Porém, a habilitação deste recurso acontece somente quando é expedido um pedido do Poder Judiciário. A mulher então é chamada até o CCO da GM, quando o responsável pelo aplicativo realiza esta habilitação.
Também existe a funcionalidade Pânico, essa habilitada para autoridades municipais – que sinalizam com maior agilidade à GM sobre situações de perigo, mas também pode ser usada por cidadãos comuns, que já sofreram alguma tentativa de homicídio ou estão sob ameaça. Porém, para que essa habilitação aconteça, da mesma forma que é feito para as mulheres sob proteção da Lei Maria da Penha, é preciso passar por uma avaliação e expedição de documento judicial para a sua habilitação.
Controle interno
O aplicativo também veio para facilitar o trabalho interno feito pela GM. Com ele, é possível fazer de forma informatizada o controle de ocorrências atendidas. O sistema realiza ainda gravações de chamadas dos campo-larguenses, garantindo uma maior segurança para ambos os lados, tanto do cidadão, como do atendente, além de já ser lançado, após a finalização do atendimento, na planilha geral.
É possível monitorar as viaturas, que estão equipadas com um tablet de acesso direto à central, saber quando são necessárias manutenções preventivas, como troca de óleo do motor e hora de enviá-la para revisão. A distribuição de viaturas e escalas dos GMs também, agora, acontecem via aplicativo, em um acesso restrito ao pessoal autorizado.