Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 07:57:52
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Aplicativo 153 Cidadão permite maior detalhamento durante registro da ocorrência

Assim como as ligações, as denúncias feitas pelo aplicativo recebem atendimento 24 horas por dia

Aplicativo 153 Cidadão permite maior detalhamento durante registro da ocorrência

Desde o lançamento do Aplicativo da Guarda Muni­cipal de Campo Largo, no dia 02 de maio, já foram registrados 547 downloads para os celulares dos campo-larguenses, porém a procura maior pelos atendimentos continua sendo via telefone, seja pelo número 153, 3393-5670 ou pelo WhatsApp, no 98859-2924. Pelo aplicativo foram cons­tatados registros de oito ocorrências desde o início do funciona­mento da ferramenta.

O Sub-Comandante da GM, Arruda, explica que o número maior de ocorrências são registrados via telefone porque já é uma tradição, mas garante que o aplicativo tem funcionamento semelhante e assim que enviada a solicitação pelo usuário, a central da Guarda Municipal recebe o disparo. “Muitas pesso­as falam que ligam aqui e ninguém atende, mas podem estar ligando no número errado ou no antigo, que já não está mais em funcionamento, por isso é importante atualizar os nossos telefones. O aplicativo deixou ainda mais seguro os próprios telefonemas, já que está tudo interligado. Quando o usuário liga aqui ou registra um pedido de atendimento via aplicati­vo, imediatamente gera um protocolo, que, se não atendido ou não finalizado, ficará disparando e sinalizando na tela até re­ceber a devida atenção. Não é possível, por exemplo, alguém excluir esse atendimento, pois nós iremos saber e será neces­sário justificar a exclusão.”

Ao baixar o aplicativo dentro das lojas (App Store e Play Store) é preciso passar por telas de identificação. O usuário deve informar seu nome completo, telefone, e-mail, CPF, ende­reço e aceitar os termos de utilização/privacidade. Esses são campos obrigatórios para que consiga ter acesso à funcionali­dade de registrar uma ocorrência. Também é preciso cadastrar a cidade que você está, no caso Campo Largo. Este é um apli­cativo feito por uma empresa que realiza atendimentos para ou­tras Guardas Municipais de cidades da Região Metropolitana, como São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Esse processo de identificação é importante para que a Guarda Municipal tenha um controle de chamados realizados por aquela pessoa, disponível também para ela quando aces­sa no menu “Minhas Denúncias”. Além disso, isso previne que trotes sejam feitos também pelo aplicativo, já que hoje os trotes representam, junto com pedidos de outros telefones e informa­ções e enganos, 80% dos telefonemas que chegam à Central.

Entretanto, para evitar a exposição dos dados do denun­ciante, em um chamado como tráfico de drogas, assalto, entre outros, é possível realizar o registro de forma anônima. Isso quer dizer que o usuário habilitando a função anônima, seu nome não aparecerá como queixante na impressão do boletim de ocorrên­cias – que é gerado pelo próprio aplicativo –, mas ainda será possível a Guarda Municipal ter acesso aos dados da pessoa que a fez, visto que nesta situação de consulta da própria GM os dados são sigilosos.

Como o aplicativo conta com sistema GPS, saberá precisar de onde está sendo emitido o chamado, que é enviado para to­das as viaturas que estão realizando patrulha ou atendimento. Assim que possível – quando finalizado o atendimento ou rece­bido o chamado – a viatura irá se deslocar ao local, sendo que todos os processos são monitorados no Centro de Comando Operacional (CCO).

No aplicativo, o usuário consegue ainda registrar situações de roubo de automóveis e motocicletas de forma mais rápida, informando a placa, marca, modelo, cor, ano e detalhes adicio­nais, descrevendo se havia deixado estacionado em alguma rua, se foi tomado em assalto, entre outros. Durante o proces­so do registro podem ser enviadas fotografias do suspeito e do local, o que facilita bastante o trabalho dos guardas no atendi­mento efetivo. Ele conta ainda com telefones úteis, para acionar com maior rapidez a própria Guarda Municipal, Bombeiro e Sia­te, Polícia Militar, Samu ou a Prefeitura.

A Folha acompanhou os processos do aplicativo, explica­dos pela Central da GM e verificou testes feitos pela corpora­ção. No mesmo instante que o registro da ocorrência era feito no aplicativo, o CCO recebia em seu monitoramento. Os responsá­veis pelo atendimento ficam em acompanhamento constante de tudo o que acontece com as viaturas. O serviço funciona 24 ho­ras, sete dias na semana, incluindo feriados. Para utilizar o apli­cativo, é necessário conexão com a internet, seja por dados mó­veis ou Wi-Fi. A ligação para o 153 é gratuita.

Por necessitar passar por alguns processos, que são feitos entre um e dois minutos quando conectado a um sinal de quali­dade, não é possível justificar que chamou a GM “sem querer”.

Botões especiais

Mulheres que estão sob proteção da Lei Maria da Penha podem ter em seu aplicativo um botão especial, que acionará a Guarda com prioridade em caso de risco a ela. Porém, a habilita­ção deste recurso acontece somente quando é expedido um pe­dido do Poder Judiciário. A mulher então é chamada até o CCO da GM, quando o responsável pelo aplicativo realiza esta habi­litação.

Também existe a funcionalidade Pânico, essa habilitada para autoridades municipais – que sinalizam com maior agilida­de à GM sobre situações de perigo, mas também pode ser usa­da por cidadãos comuns, que já sofreram alguma tentativa de homicídio ou estão sob ameaça. Porém, para que essa habilita­ção aconteça, da mesma forma que é feito para as mulheres sob proteção da Lei Maria da Penha, é preciso passar por uma ava­liação e expedição de documento judicial para a sua habilitação.

Controle interno

O aplicativo também veio para facilitar o trabalho interno feito pela GM. Com ele, é possível fazer de forma informatiza­da o controle de ocorrências atendidas. O sistema realiza ain­da gravações de chamadas dos campo-larguenses, garantindo uma maior segurança para ambos os lados, tanto do cidadão, como do atendente, além de já ser lançado, após a finalização do atendimento, na planilha geral.

É possível monitorar as viaturas, que estão equipadas com um tablet de acesso direto à central, saber quando são neces­sárias manutenções preventivas, como troca de óleo do motor e hora de enviá-la para revisão. A distribuição de viaturas e esca­las dos GMs também, agora, acontecem via aplicativo, em um acesso restrito ao pessoal autorizado.