Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 08:31:33
Geral

Mais de mil pessoas são atendidas na Agência do Trabalhador em menos de dois dias

Cerca de 30% dos candidatos passaram para a fase de encaminhamento e agora passam por processo seletivo interno, para preencher as 180 vagas abertas

Mais de mil pessoas são atendidas na Agência do Trabalhador em menos de dois dias

O anúncio de que 180 vagas, sendo 150 para auxiliar de produção e 30 para costureiro, fez com que centenas de campo-larguenses buscassem a Agência do Trabalhador da cidade para realizar o cadastro e disputar uma vaga. Somente na segunda-feira (06), foram atendidas 910 pessoas que buscavam a recolocação. Na terça-feira, essas vagas também foram procuradas, quando a Agência marcou o atendimento de mais de 200 pessoas pela manhã. Para o dia, além de oito trabalhadores da Agência, também foram enviados mais sete colaboradores da Secretaria de Justiça e Cidadania, para que pudessem atender a todos os interessados.

Segundo o gerente da unidade, Edison Garrett, a maioria das pessoas eram de Campo Largo, mas também vieram interessados de Balsa Nova e de outras cidades. “Cheguei a conversar com algumas pessoas, tinham desempregados de três a quatro meses, mas também tinham pessoas que estavam há quatro anos sem carteira assinada e vinham atrás da oportunidade, alguns vieram acompanhados de outros familiares também. As vagas acabaram sendo bastante disputadas para ambos os cargos.”

Entretanto, nem todas as pessoas puderam ser encaminhadas para a oportunidade, pois existia um perfil definido pelo próprio empregador. “Esse projeto é um convênio entre o Estado do Paraná e as empresas que têm potencial de geração de emprego. Nós não conhecemos os termos, pois fomos avisados desse evento na metade da última semana. Apesar dos cargos não exigirem experiência, o empregador fez algumas exigências, como escolaridade mínima de primeiro grau completo para o cargo de auxiliar de produção e idade mínima de 20 anos. Para costureiros a exigência era de experiência comprovada. Que fique claro que esse filtro foi definido pelo empregador, não pela Agência do Trabalhador de Campo Largo. Nós precisamos obedecer esse filtro para que no futuro, esse empregador, tenha a confiança para realizar novas aberturas de vagas na Agência”, explica.

Hoje existe um grande número de vagas, com salários que ficam em torno de um e dois salários mínimos, abertos para a população. Em contrapartida, não há perfil de pessoas que estejam aptas a assumir a vaga. Essa carência acontece tanto no campo da escolaridade (mesmo entre a população mais jovem), quanto da experiência. A alternativa é buscar a conclusão dos estudos e também a qualificação para entrar no mercado de trabalho.

Essa oferta de vagas em grande escala foi feita primeiramente em Campo Largo, mas também será realizado em outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Por enquanto, as vagas deste processo seletivo estão suspensas, até segunda ordem do empregador – que pode reabrir ou fechar em definitivo. Cerca de 30% dos candidatos passaram para a fase de encaminhamento e agora passam por processo seletivo interno, o que não é acompanhado pela Agência. Interessados devem ficar atentos à abertura de novas vagas.

 

Aplicativo Sine Fácil

Aproveitando a onda tecnológica, o Governo lançou o aplicativo Sine Fácil, que permite os cidadãos a ficarem atentos às vagas de emprego disponíveis na agência da sua cidade. Porém, para ter acesso, é preciso que o interessado compareça à Agência do Trabalhador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com intervalo de almoço entre as 12h e 13h) para realizar um pré-cadastro e pegar a chave de acesso ao aplicativo.

Para isso, ele precisar levar consigo a carteira de trabalho e os documentos pessoais originais. Assim, o trabalhador pode acompanhar diariamente a abertura de vagas e até se candidatar a elas. Para mais informações, consulte a Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Vereador Arlindo Chemim, 485 - Centro.

Edison também alerta para que a população fique atenta aos sites que estão sendo acessados sobre ofertas de empregos. Alguns chegam a ser até parecidos com o site da Agência do Trabalhador, mas podem ser usados para construção de bancos de dados ou até mesmo para golpes. Em caso de dúvida, a melhor saída é procurar a Agência do Trabalhador.