Hoje não perde para grandes rádios. Nosso slogan é: Música, diversão e atitude
Desde o início do ano, a tradicional Rádio Onda Livre passou a ser Rádio Onda FM. Mas as mudanças vão muito além do nome, ela está com uma nova cara e nova estrutura, com equipe e profissionais mais treinados e programação reformulada.
O slogan agora é: Música, diversão e atitude. A logo também foi mudada para deixá-la mais bonita e moderna. Investiram para melhorias no estúdio, na parte técnica, de software, treinamento com cada locutor. “A rádio hoje começou do zero e está caminhando para chegar às mudanças ideais. Até a metade do mês de maio devem ser todas feitas”, explica Cristiano Munhoz, responsável pelas inovações na rádio.
“Hoje a rádio é a mais tradicional da cidade, genuinamente campo-larguense e que fala para a população local, com muita música de sucesso, muita informação, notícia com repórter na rua, população participativa. Rádio de muitos prêmios, entrevistas, espaço para o bate-papo, a religiosidade. Rádio que fala para o povo de Campo Largo, feita por profissionais do rádio há muitos anos e engajados para fazer uma rádio da comunidade, mas com linguagem e trabalho profissional. Hoje não perde para muitas rádios grandes que existem por aí e os campo-larguenses devem se orgulhar de ter uma rádio como essa na cidade. Por isso pedimos para que as pessoas participem e deem valor”, declara Cristiano.
Ele, que por muitos anos esteve envolvido com grandes músicos, como Luan Santana, relata que nesse início de ano voltou a vontade de estar dentro de uma emissora de rádio. “Uma vez radialista a gente nunca deixa de ser”, completa. Foi chamado para algumas consultorias e está atuando para algumas emissoras, entre elas a Rádio Onda FM - Fundação Nossa Senhora da Piedade.
O procuraram porque queriam uma inovação na rádio. Então, ele apresentou cronograma de alterações para dar um upgrade na programação, melhorar a imagem com o público. Realizaram uma pesquisa para entenderem para quem estavam falando e viram que o rumo na verdade estava errado. Reposicionaram o público, vão falar para quem está ouvindo a rádio e com isso mudaram a programação, atualizaram e hoje a rádio só toca sucessos nacionais, internacionais, atuais ou flashbacks. “Não vão mais ouvir música que não seja sucesso na programação”, enfatiza.
Foram reposicionados os horários de locutores, deram mais horário para o Edi Moreno, levaram o Barbosa Filho que, segundo Cristiano, é um ícone do rádio na cidade, como também a Andressa Santos que hoje trabalha na Clube e tem uma voz marcante. Uma novidade é o Padre Agnaldo Martins na programação e Cristiano explica que hoje o padre é uma referência religiosa na cidade e passou a ter um quadro diário. Inseriram programa de rock domingo à noite, que tem feito sucesso e incluíram notícias de hora em hora com repórter na rua e a cada 15 minutos uma informação geral. Além disso, estão focando na distribuição de prêmios, participação do ouvinte, enquetes, tudo que atraia o ouvinte para dentro da emissora. “Também mudamos a linguagem da rádio para aproximar o locutor do público”, conta.
Experiência de Cristiano Munhoz
Cristiano Munhoz é radialista desde 1995, quando iniciou na Rádio Difusora em Balsa Nova. De lá para cá passou em importantes emissoras do Estado, como Clube FM, Caiobá FM e foi um dos criadores da Rede Massa de Rádio, na participação da construção do nome, formato, ideias e estilo de programação.
Já trabalhou em todos os setores em uma emissora, como programação, promocional, vendas, comercial, apresentação e outros. “Buscando crescimento pessoal e profissional comecei a trabalhar com artistas. Sempre via artistas chegando na rádio, mas queria entender mais este outro lado”, detalha ele, que começou a trabalhar com Hugo Pena & Gabriel, dupla que alavancou sua carreira neste ramo de divulgação de músicos, pois tiveram música na novela da Globo, música mais tocada no Brasil por seis meses e foi Cristiano que ajudou a gerenciar tudo isso. “Abriu muitas portas para trabalhar, inclusive no escritório do cantor Luan Santana em 2010. Fui chamado para coordenar uma equipe de 18 divulgadores em que gerenciei toda divulgação de rádio do artista para a América Latina. Eram mais de três mil emissoras”, lembra ele, que ficou por três anos neste trabalho, período em que teve a oportunidade de conhecer muitos formatos de rádios, muitas ideias, pessoas e profissionais nesse meio.
Quando o escritório do Luan Santana mudou de Londrina para São Paulo, decidiu não acompanhar e abriu a empresa Divulga Brasil. Com esse bom relacionamento, conseguiu novos clientes. Explica que o artista o contrata para lançar novas músicas, fazer tocar nas rádios, fazem essas negociações e viajam por todo o Paraná.