A empresa Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade investe em tecnologia para garantir a qualidade, pontualidade e efetividade na prestação de serviços aos cidadãos campo-larguenses
A empresa Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade (Transpiedade), que opera as linhas do transporte coletivo público urbano no município de Campo Largo, investe em tecnologia para garantir a qualidade, pontualidade e efetividade na prestação de serviços aos cidadãos campo-larguenses. Por meio da Central de Controle Operacional (CCO), a equipe da Transpiedade controla, de modo centralizado e em tempo real, todas as linhas que operam no município, durante toda a operação diária do serviço. O objetivo é garantir que o serviço de transporte seja cumprido com regularidade e pontualidade, cumprindo com excelência seu papel na mobilidade urbana do município.
De acordo com a empresa, é no CCO que ocorre o trabalho de pesquisa e desenvolvimento e de análise de oferta versus demanda, entre outros trabalhos técnicos. Com base nas estatísticas do CCO, a Transpiedade realiza os estudos para a melhoria contínua dos serviços, seja através da inclusão de novos horários, extensão de linhas, a melhor opção de veículo para a operação, entre outras atividades desenvolvidas, visando a sustentabilidade operacional e econômica do sistema.
Por meio de um mapa digital do CCO, é possível saber, em tempo real, onde está cada um dos ônibus da Transpiedade. Hoje, a Transpiedade conta com 22 linhas urbanas e opera seis linhas para o interior. Segundo o Eng. Cícero Cunha, responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento na Transpiedade, são mais de mil viagens urbanas realizadas por dia.
Todos os veículos da Transpiedade são equipados com Wi-fi e também com câmeras embarcadas, que trazem mais segurança para passageiros e motoristas. Pelas imagens captadas, é possível ter imagens de todo o interior dos ônibus e também de tudo o que acontece na parte frontal do veículo. A função das câmeras é assegurar segurança e comodidade aos passageiros, inibindo atos de vandalismo, assédio e furtos no interior dos veículos.