Existente há alguns anos, o projeto social Capoeira nos Bairros, desenvolvido hoje em Campo Largo e Balsa Nova
Existente há alguns anos, o projeto social Capoeira nos Bairros, desenvolvido hoje em Campo Largo e Balsa Nova, já teve a oportunidade de atender milhares de crianças e desempenha atualmente um trabalho com aproximadamente 300 pessoas espalhadas em 11 pontos.
O foco é atender crianças de 05 a 17 anos, mas sempre acabam criando vínculos também com familiares que frequentam os espaços em que são ofertadas as aulas – escolas, igrejas e associações. Esse também é tido como um canal de informar e alertar sobre higiene pessoal, gravidez na adolescência, respeito com o próximo e um caminho para falar sobre Deus. A iniciativa envolve oito voluntários, todos com conhecimento na arte marcial, e também o mestre.
Para participar não é exigido comprovação de renda, mas a criança ou adolescente precisa ser assíduo na escola e apresentar boas notas para continuar participando. Todos que participam recebem as devidas graduações e têm a oportunidade de participar de um festival anual, realizado neste ano entre os dias 01 e 03 de agosto, e que reúne atletas de vários locais do mundo. O festival é promovido pelo próprio grupo e acontece em Campo Largo.
Toda a iniciativa é voluntária, não há arrecadação de dinheiro. “É uma satisfação imensa saber que os nossos alunos estão tendo a oportunidade de sair das ruas, ter um apoio, e que podemos ser determinantes para a mudança na vida dela. Nosso projeto começou em 2014, no Partênope, e começou a se expandir. Há alguns anos, o Mestre Pica-Pau, que está conosco, começou esse projeto”, relata uma das voluntárias.
O projeto acontece de segunda a sexta-feira nos bairros Botiatuva (Escola Municipal Pedro Kaminski), Partênope (Associação de Moradores), Ferrari (Escola Municipal Rosália Remonato), Francisco Gorski (salão da igreja), Campo do Meio (Igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro – barracão), Centro (Escola Municipal O Ateneu), Águas Claras (Associação dos Moradores), Jardim Social (Capela Divino Espírito Santo) e Espaço Cultural Makhuwas. Em Balsa Nova, atendem no Jardim Serrinha e na Escola Municipal Padre Boleslau Liana. As aulas têm uma hora de duração.
O projeto aceita colaborações para que consiga comprar uniformes. Para mais informações e doações (41) 99732-9199 ou (41) 99732-8799.