O objetivo é que toda região urbana tenha iluminação em led e a partir de junho deste ano a Cocel passará a distribuir energia comprada através de leilão, em mercado livre, o que é um grande av
Iluminar melhor e economizar energia elétrica têm sido os objetivos da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, que conseguiu grandes conquistas na maior ação de melhoria na iluminação pública já realizada em Campo Largo. O objetivo é que toda região urbana tenha iluminação em led e a partir de junho deste ano a Cocel passará a distribuir energia comprada através de leilão, em mercado livre, o que é um grande avanço na busca da redução da tarifa de energia elétrica.
O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, destaca que “a migração para o mercado livre coloca a Cocel no mesmo patamar de negócios das grandes concessionárias, é um marco na gestão da empresa”.
Uma parcela significativa da energia utilizada tem custo reduzido e esta diferença será refletida nas tarifas finais. O custo da energia corresponde a aproximadamente 27% da composição final da fatura. Em abril do ano passado a Cocel participou de leilão para comprar energia para os próximos dez anos. Realizado através da Comerc Energia, empresa especializada neste tipo de contratação, o leilão teve como vencedora a comercializadora Tradener Ltda. e o novo contrato já foi homologado pela Aneel.
Conforme determina a legislação, o contrato com a atual supridora (a Copel) ainda precisou ser mantido por um ano após a Cocel optar pela compra no mercado livre – por isso a energia adquirida através de leilão será recebida em junho de 2019. Nem toda a energia utilizada pelos consumidores da Cocel será comprada através do leilão – a legislação obriga as concessionárias a comprar cotas de energia das usinas Itaipu e Angra III. As ações de melhoria que vêm sendo executadas já trouxeram resultados positivos e em 2018 a Cocel já teve o menor reajuste tarifário do Paraná.
Reconhecimentos e novas ações
As conquistas da companhia, que no ano passado completou 50 anos, foram reconhecidas com dois recentes prêmios da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A de melhor concessionária de seu porte e a que mais cresceu no país na avaliação do Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC). “Além dos investimentos na rede de distribuição e intensificação da manutenção preventiva, buscamos oferecer novos canais de atendimento e uma gestão transparente. São melhorias que já foram reconhecidas pela agência reguladora e que estão sendo percebidas pelos consumidores”, detalha o diretor presidente.
Além de realizar obras de melhoria e ampliar a rede de distribuição, há quase dois anos a Companhia lançou o aplicativo Cocel Mobile e modernizou a Agência Virtual, facilitando a solicitação de serviços e realização de consultas - estes canais já respondem por
19% do total de atendimentos registrados. Além do atendimento realizado o Centro Administrativo Ferraria às terças-feiras, outros bairros devem receber o atendimento itinerante em 2019. O diretor técnico da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, destaca a intensificação da manutenção preventiva e a construção de um novo circuito para atender a região da Ferraria, independente da rede da Copel, minimizando drasticamente o risco de interrupções. “A Companhia investiu mais de R$ 1,3 milhão nesta obra, que foi realizada em 22 etapas com o objetivo de melhorar a qualidade do fornecimento em toda região da Ferraria, Cercadinho e bairros próximos”, explica o diretor.
Iluminação com lâmpadas de led
Um trabalho que iniciou em 2017 já está nitidamente sendo sentido pelo campo-larguense, que passa a ter ruas melhor iluminadas principalmente na região central, mas que logo chegará aos bairros. A substituição das luminárias convencionais por modelos led está sendo planejado para toda a área urbana, um investimento possível utilizando o recurso economizado em energia.
Além do anel central, a Avenida Ayrton Senna da Silva já conta com iluminação em led em toda sua extensão. A Rua João Stukas, principal via de acesso aos bairros Botiatuva e Três Rios, está com as substituições em andamento e os bairros Abranches Guimarães (Popular Velha), Joaquim Celestino Ferreira (Popular Nova) e Partênope terão as luminárias substituídas ainda no primeiro semestre de 2019.
Atualmente está sendo realizada a segunda etapa com instalação de 2.300 luminárias. Quando for concluída, a economia mensal no consumo de energia será de quase R$ 100 mil, representando 16% de toda a iluminação pública do município.
Cocel há 30 anos
Se atualmente é impensável viver sem energia elétrica, há trinta anos uma parcela considerável de Campo Largo não contava com rede de distribuição. A Cocel atendia cerca de 15 mil unidades consumidoras na época e muitos bairros intensivamente povoados hoje em dia não existiam.
Eletricista da Cocel há 36 anos, Adimir da Silveira acompanhou este crescimento e as mudanças no município. “Antigamente só uma parte da cidade tinha energia e construir a rede até o interior foi um grande desafio, em alguns lugares só se chegava de jipe.
A estrutura era muito diferente também, os serviços eram anotados no papel, subíamos na carroceria dos caminhões para ir atender os clientes e praticamente não se usava nenhum equipamento de segurança”, conta Silveira.
Novos loteamentos, conjuntos habitacionais, grandes condomínios e empresas se instalaram no município nos últimos 30 anos e a Companhia continua crescendo com Campo Largo, aumentando a rede de distribuição, o número de circuitos e modernizando os processos.
Já são mais de 50 mil unidades consumidoras atendidas, mesmo nos lugares mais distantes do município. Atualmente os eletricistas recebem as ordens de serviço diretamente nos tablets, há religadores automatizados instalados na rede, os consumidores podem solicitar serviços pelo aplicativo COCEL MOBILE e a integração dos equipamentos para formar uma rede inteligente – smart grid – já é realidade.
O início dos anos 2000 foi marcante para a Companhia e para os moradores do interior do município. Através dos programas de incentivo dos governos estadual e federal foi possível instalar a rede de distribuição e o padrão de entrada de energia para todas as famílias que tinham residência fixa na região rural, mesmo nos locais onde o acesso era muito difícil – como parte do Vargedo e Morro do Agudo. O assistente técnico Marcos Antonio de Moura Leite, colaborador da Cocel há 35 anos, foi testemunha desta grande mudança para o interior. “Com a chegada da energia as famílias puderam ter mais conforto, ter geladeira, chuveiro, coisas que parecem tão simples, mas que fazem grande diferença”, destaca Moura Leite.
Através do Programa Luz para Todos, 1.344 novas ligações foram instaladas no interior, atendendo quase 100% dos moradores da região. “As únicas exceções foram devidas às questões ambientais, residências muito próximas de rios ou onde o desmate necessário para construção da rede não foi autorizado pelos órgãos responsáveis”, explica o técnico. A primeira função de Moura Leite na Companhia foi a de desenhista – era responsável por fazer o levantamento e cadastrar no papel os projetos de rede, e conta que “no início todo o mapeamento da rede, transformadores e postes instalados, era feito num mapa de papel”. Atualmente todos os equipamentos estão registrados em uma base de dados e são referenciados geograficamente.
A grande identificação entre a Cocel e seus consumidores foi destacada por Silveira e Moura Leite, assim como a rapidez no atendimento em situações emergenciais e para atender a crescente demanda dos consumidores. O presidente da Companhia também destaca a contribuição da Companhia para o crescimento do município e a qualidade que é destaque em todo o país. “A ampliação da rede rural foi um grande marco para a Companhia e para os campo-larguenses. Quase 20 anos depois vivemos um novo período marcante com a migração para o mercado livre”, completa Chemin.