O livro “Campo Largo suas ruas... sua história...” foi lançado nesta sexta-feira (22) em comemoração ao aniversário da cidade
Quem nunca se perguntou quem foi aquela pessoa que levava o nome da rua em que mora? O que ela fez de tão especial para merecer ter seu nome em uma rua? Foram esses questionamentos que levaram o aposentado e advogado José Renato de Oliveira a realizar uma profunda pesquisa sobre as pessoas que levam o nome das ruas e praças em Campo Largo. O livro “Campo Largo suas ruas... sua história...” foi lançado nesta sexta-feira (22). Foram feitas 280 edições do livro.
Esse foi um trabalho bastante moroso, longo e detalhista, de aproximadamente 25 anos de dedicação. “Eu me defino como curioso, observador e questionador, porque isso move o mundo. Acredito que essa essência, muito creditada às crianças, jamais deveria sumir do ser humano. Eu comecei a pesquisar porque eu tinha que escrever repetidamente o nome daquela pessoa, que era o nome da minha rua. Então fui até as leis que foram sancionadas para dar nome às ruas e iniciei o meu trabalho.”
José explica que apesar dos projetos de lei exigirem que tenha uma breve descrição da vida da pessoa, nem todas as famílias ou pronentes apresentam algo detalhado. Em alguns casos são anexados somente documentos da pessoa. O livro também traz trechos retirados de arquivos de matérias publicadas na Folha de Campo Largo há alguns anos. O trabalho da pesquisa era como um passatempo, feito durante os dias de folga dos trabalhos executados no banco.
O autor cuidou para que tudo fosse bem dividido e as pesquisas sobre esses nomes fossem mais facilitadas, separando no sumário por personalidades municipais, estaduais, nacionais, internacionais, além dos nomes temáticos, curiosidades e distritos e bairros. “Eu analisei documentos desde 1941 e descobri que em 1938 existiam apenas 21 ruas oficiais no Município e que constavam no primeiro mapa oficial, feito por Antônio Gabardo Junior, um topógrafo famoso à época e que mais tarde se tornaria prefeito da cidade. Atualmente, são oficializadas em Campo Largo mais de mil ruas.
“Nos anos 40, Campo Largo estava em crescimento e havia poucas pessoas que tinham feito algo notável e que pudessem ter seus nomes colocados em ruas ou praças, por isso adotava-se nomes de personalidades nacionais, principalmente da política”,revela.
O entusiasmo pelo estudo das ruas é tão grande, que o autor terá um site para atualização constante das novas nomenclaturas e também terá o livro publicado daqui algum tempo. Os interessados podem acessar o site www.ruasdecampolargo.com.br. As correções ou envio de sugestões podem ser feitos por meio do e-mail contato@ruasdecampolargo.com.br.
José diz ainda que em breve os moradores de Balsa Nova poderão contar com um livro sobre as ruas da sua cidade, pois ele já foi convidado para pesquisar e escrever sobre o assunto pelas autoridades municipais balsanovenses.