Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:52:55
Geral

Campo Largo comemora com festa os 148 anos de Emancipação Política

Neste sábado (23), Campo Largo comemora o seu 148º aniver­sário de Emancipação Política com uma grande festa, na Pra­ça Getúlio Vargas.

 

Campo Largo comemora com festa os 148 anos de Emancipação Política

 História

No dia 23 de fevereiro de 1871, o Município de Campo Largo conquistou sua Emanci­pação Política, desmembran­do-se de Curitiba. O evento marcou, para sempre, a histó­ria política e econômica da re­gião. Localizado em posição estratégica no mapa geográfico do Paraná e do Brasil, Campo Largo está localizado à sombra da serra de São Luiz do Puru­nã, imponente cadeia de mon­tanhas que marcam a divisa do Leste e do Oeste do Paraná, a Escarpa Devoniana, o início dos Campos Gerais.

Com uma geografia exu­berante e rica em recursos mi­nerais, a terra de largos cam­pos que se estendem desde à margem esquerda do Rio Pas­saúna até os contrafortes da serra do Purunã era, no passa­do, lar de indígenas das tribos Tinguis e Cabeludos. Nada fal­tava aos nativos. Frutas, caça e pesca eram a base da sua ali­mentação, até à abrupta che­gada do homem branco em busca do ouro farto nas bar­rancas, nos córregos e rios que desciam a serra.

Os relatos dos historiado­res mostram que os primeiros registros oficiais da presen­ça do homem branco, na re­gião de Campo Largo, datam do dia 13 de agosto de 1679, quando Luiz Góes, Antonio Luiz Lanin (o Tigre) e Guilher­me Dias Agostinho Figueiredo foram autorizados pelas minas de São Paulo a explorarem os ribeiros de ouro de lavagem, no Sertão de Curitiba, e che­garam aos rios Açungui e Ver­de, onde encontraram o pre­cioso metal.

Os nativos não sabiam, mas a chegada do homem branco marcaria, definitiva­mente, o fim da sua era. Com o ouro, vieram as famílias dos garimpeiros, floresceu a agri­cultura, a pecuária de subsis­tência, nasceram o comércio e serviços. Eram os primei­ros passos para a criação de um povoado que cresceu e se transformou numa progressista e estratégica cidade.

Em 1819 a Fazenda do Tamanduá foi arrematada em praça pública pelo Brigadei­ro Manoel de Oliveira Franco. O Campo da Ilha foi arremata­do por João Antonio da Costa e, no próprio termo de arrema­tação, ficou expresso que “des­de aquele momento dava o dito campo à Nossa Senhora da Piedade, para lhe servir de Pa­trimônio”.

A primeira casa do povo­ado foi feita por Joaquim Lo­pes Cascais, nela sendo abri­gada a imagem da Santa, até se construir o Templo. Oficial­mente, os fundadores de Cam­po Largo são João Antonio da Costa e seus dois genros, Joa­quim Lopes Cascais e o Alferes José Pinto Ribeiro Nunes, que teve a glória de ser o primeiro professor primário da cidade.

Neste sábado (23), Campo Largo comemora o seu 148º aniver­sário de Emancipação Política com uma grande festa, na Pra­ça Getúlio Vargas. Mas às oito horas da manhã, em solenida­de na Praça do III Milênio, na Rondinha, o prefeito Marcelo Puppi, o vice, Mauricio Rivabem, vereadores, secretários e servidores públicos darão início aos festejos, com o hasteamento da Bandeira de Campo Largo.

A festa na Praça Getúlio Vargas começa às nove horas da manhã, com apresentação de artistas locais. A Rede de TV Band também es­tará presente, com o programa Band Paraná Comunidade, com de­zenas de atrativos para o público e transmissão direta em vários mo­mentos.

Toda a população está convidada a prestigiar o evento que é, tam­bém, o lançamento do projeto 2021 Sesquicentenário, ano em que o Mu­nicípio comemora 150 anos de Emancipação Política.

 Ciclos

 Estrategicamente localizado entre a Capital do Estado, Curitiba, e o Interior, Cam­po Largo é ponto de passagem, obrigatório, de todos os que trafegam de Leste a Oes­te do Estado e vice-versa, como de Norte a Sul, ou no sentido contrário. Logo, a vocação para ter no setor de Transportes e de Serviços uma das suas maiores fontes de desen­volvimento.

Hoje, referência nacional em Saúde, a cidade abriga alguns dos mais importantes hospitais da Região e, particularmente o Hospital do Rocio, um dos maiores e mais im­portantes do Continente.

Nova “fronteira” habitacional e de serviços da Região Metropolitana de Curitiba, a ci­dade se prepara para receber um gigantesco empreendimento habitacional, o AlphaVil­le, o maior condomínio fechado do Paraná, uma verdadeira cidade na região do Caratuva.

E tem, ainda, um empreendimento comercial e de serviços de grande magnitu­de, com centenas de lojas, hotéis, restaurantes, cinemas, centro de eventos e par­que de diversões - o Outlet Tacla, que está sendo construído na margem direita da pista para quem trafega no sentido Ponta Grossa, antes da subida da serra de São Luiz do Purunã.

 A Prefeitura Municipal de Campo Largo e a Agência Paraná de Desenvol­vimento, convida para o Workshop do PMAI - Programa Municipal de Atra­ção de Investimentos para o Workshop, a ser realizado como uma das etapas do programa com a seguinte agenda:

1. Apresentação e discussão do diagnóstico econômico do município;

2. Debates para o levantamento de prioridades e projetos a serem suge­ridos;

3. Conclusão.

Local: Câmara Municipal de Campo Largo - Edifício Vereador Odair Lamó­glia - Rua Subestação de Enologia, 208 - Vila Bancária

Data: 26 de Fevereiro de 2019 - Horário: 14h