Belas paisagens e busca por uma vida saudável e mais equilibrada atrai cada vez mais pessoas para a prática da corrida
O contato com a natureza, as longas distâncias e subidas pesadas, me levam a lugares incríveis. De recompensa, um visual maravilhoso. Gosto do silêncio da mata, dos sons dos animais e dos passeios, rios e cachoeiras. É como se fosse uma troca energética, que me traz muitos benefícios”. Essa é a declaração de Marcio Miler, que corre há 20 anos, sendo há quatro com treinos direcionados.
Marcio é idealizador e motivador de equipe de corrida, também é corredor de montanha e participa de ultramaratonas de montanha, com 80 a 105 Km de percurso. A reportagem da Folha conversou com ele para pedir algumas dicas de locais na região de Campo Largo para a prática da corrida. Segundo ele, a escolha do local de treino é determinante para a pessoa continuar na prática de esportes. “Cada um, com suas particularidades e preferências, se sente mais confortável para treinar quando se encontra no lugar ideal.”
A transformação na vida de muitas pessoas através da corrida já foi acompanhada de perto por Marcio, e segundo ele são histórias incríveis, dignas de livro. “Acredito que através do esporte, neste caso a corrida, temos as oportunidades de abrir possibilidades. É possível fazer as pessoas acreditarem nelas mesmas, no seu verdadeiro potencial, que são capazes de ir mais longe, conseguir mais. Atingir uma vida saudável e equilibrada, mais alegre. Quando nos reunimos com os amigos, não anulamos os problemas que cada um traz, mas juntos conseguimos rir e deixar os problemas menores, mais leves. O poder que cada um carrega é incrível e gigantesco, e quando corremos, de alguma forma, fazemos o empoderamento surgir”, ressalta.
Sentir-se bem no local que está treinando é um grande estímulo para se manter no esporte. Alguns não gostam de se exercitar em academias e correr na esteira, mas há inúmeras possibilidades ao ar livre, em parques, ruas ou estradas rurais da região. A escolha do lugar e se encontrar com a atividade física é essencial para realmente começar a gostar e sentir prazer. Segue algumas sugestões de lugares, com opinião do Marcio sobre cada uma delas.
A Avenida Padre Natal Pigatto é um local de treino diário para quem gosta de caminhar e correr fora do parque. Fazendo toda sua extensão é possível percorrer até 5 Km. É um percurso bem frequentado, com pista para bike e caminhada.
Em São Luiz do Purunã são diversas as opções. “Lugar maravilhoso e incrível. Muitas opções de percursos em estradas e trilhas em contato com a natureza, riachos, cachoeiras. Algumas delas são dentro de propriedades que cobram entrada que vão de 10 a 20 reais”, detalha. É possível conhecer trechos do antigo Caminho dos Tropeiros.
Com trilha muito boa para iniciantes, o Morro do Cascalho possui muito cascalho solto e fica próximo ao Morro da Palha. É um local frequentado por praticantes de corrida, caminhada, bike e para quem vai de moto.
Com fácil acesso e livre, o Morro do Cal fica localizado perto do Centro e possui uma distância curta para subir. São trilhas bem marcadas, uma vista incrível e de dificuldade média. “Bom para quem está iniciando as subidas em morros”, enfatiza Marcio.
O Parque Newton Puppi é um local excelente para se reunir com amigos e caminhar, correr, pedalar. Possui acesso à pista de cooper e às trilhas laterais. É um local de treino para praticantes da corrida.
Pelas estradas rurais da Colônia Mariana, há ótimas opções de percursos para caminhada e corrida. Passando pela Estrada da Sereia e Estrada da Colônia Cristina, é possível curtir a natureza com paisagens incríveis. Muito perto do Centro.
Morro Endoença fica localizado dentro da Estância Hidromineral Ouro Fino e por isso é preciso pagar entrada. Segundo Marcio, é muito bom para quem gosta de trilhas e subir em morros.